|Síria

Outra «assassina invisível» mata duas crianças na Síria

Dois menores perderam a vida e mais três pessoas ficaram feridas devido à explosão de uma mina deixada pelos grupos terroristas, em Suran, na região central da Síria.

Créditos / PL

As autoridades locais informaram que o incidente ocorreu, ontem, em terras agrícolas (plantadas com pistácios) nas imediações da cidade de Suran (província de Hama), cerca de 240 quilómetros a norte de Damasco.

No seu canal de Telegram, o Ministério sírio do Interior informou que imediatamente depois da explosão, que provocou uma cratera de 12 metros de diâmetro, patrulhas da Polícia e ambulâncias acorreram ao local, tendo recolhido os restos mortais das crianças e levado os feridos para o hospital provincial, refere a Sana.

Todos os anos, dezenas de pessoas morrem, na Síria, devido à explosão de minas que os grupos terroristas disseminaram por casas, estradas e terrenos agrícolas antes de se retirarem das zonas que ocupavam, tendo em conta o avanço do Exército Árabe Sírio.

Segundo revela a Sana, dados recolhidos pelo Crescente Vermelho Árabe Sírio apontam para 5070 mortos e mutilados, entre 2018 e 2022, devido à explosão de minas.

Por seu lado, o Serviço de Acção Anti-minas das Nações Unidas (UNMAS) revelou que, entre 2015 e 2022, cerca de 15 mil pessoas morreram ou ficaram feridas como resultado da explosão de minas no país árabe.

De acordo com o organismo, a Síria é um dos lugares do mundo com mais acidentes deste género, o que se fica a dever à longa vida útil das minas, ao facto de elas terem sido amplamente espalhadas pelo país, à falta de meios para o combate e a dificuldades extra, como a presença de tropas estrangeiras no país.

O delegado sírio junto dos organismos das Nações Unidas em Genebra, Husam al-Din Alaa, revelou que o Exército Árabe Sírio conseguiu desmantelar mais de 180 mil minas e outros artefactos explosivos.

O diplomata também denunciou que a ocupação estrangeira e a presença de grupos terroristas nalgumas regiões do país dificultam o trabalho de desminagem.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui