Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Dificuldades no acesso à água em Câmara de Lobos

Os agricultores queixam-se da destruição dos canais que faziam o transporte da água, fundamental para a rega das culturas agrícolas. Segundo dados de 2011, 663 habitantes exerciam actividade no sector primário.

A agricultura de Câmara de Lobos é afectada pela falta de água
A agricultura de Câmara de Lobos é afectada pela falta de águaCréditosZarco / CC BY-SA 3.0

A falta da água de rega em algumas localidades do concelho madeirense de Câmara de Lobos é motivo de preocupação para a população, em particular para os que se dedicam à agricultura. O caso mais premente é o da freguesia da Caldeira, local onde a produção de hortícolas é predominante e onde a necessidade de água é mais sentida, principalmente nos períodos de menor pluviosidade.

A chamada «água da serra», que durante muito tempo abasteceu a região, é agora escassa devido à destruição ou inutilização de alguns dos canais que faziam o transporte dessa água. Para tal terão contribuído «opções erradas do Governo Regional, bem como a construção de um parque empresarial», que foram alvo de protestos e de abaixo-assinados por parte das populações, revelou Alexandre Fernandes, eleito pela CDU na Assembleia Municipal de Câmara de Lobos.

Os agricultores reivindicam a construção de reservatórios para armazenar a água de rega, para que possa ser utilizada quando for mais precisa. Tal ainda não foi feito, apesar da existência de fundos comunitários para o efeito.

A solução encontrada por muitos agricultores de Caldeira é o transporte da água em autotanques, dispendiosa, segundo eles, mas necessária para não perderem as suas culturas. Também os agricultores das freguesias do Jardim da Serra, do Estreito da Câmara de Lobos e das Fontainhas se confrontam com os mesmos problemas.

Para o eleito da CDU, este problema é recorrente e urge resolver, mas não tem tido a atenção devida por parte do município e do Governo Regional, nomeadamente da Secretaria Regional da Agricultura.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui