Discussão do OE2018 obriga a «rigor e informação»

O primeiro-ministro quer fechar com o secretário-geral do PCP, na próxima semana, as principais linhas do Orçamento do Estado para 2018, mas os comunistas defendem que a discussão carece de «rigor e fundamentação». 

António Costa quer definir prioridades do próximo Orçamento do Estado antes das férias do Verão
CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Segundo avança hoje a edição semanal do Expresso, António Costa quer concluir a discussão do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), com o BE e o PCP, antes das eleições autárquicas. O Bloco já terá aceite a proposta do primeiro-ministro mas o PCP não vê necessidade de fechar este tema antes do Verão. 

Em declarações ao semanário, Jorge Cordeiro, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP, esclarece que a discussão do OE2018 deve ser feita sem pressa e com «condições suficientes de informação, rigor e fundamentação». Neste sentido, adianta que as negociações devem levar «o tempo que for preciso». 

«Queremos dispor do conjunto de elementos e do tempo suficientes para se proceder a um exame comum, não balizado por eventuais horizontes temporais que possam prejudicar isso», acrescenta Cordeiro.

O dirigente comunista realça ainda que a posição conjunta assinada com o PS identifica um conjunto de linhas de orientação a prosseguir, «mas algumas estão muito longe de terem sido conseguidas». Neste sentido, sublinha que o caminho de reposição de direitos precisa de ter novos avanços.  

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui