|diplomacia

Presidente de Cuba em Portugal

Miguel Díaz-Canel Bermúdez, Presidente da República de Cuba, está em Portugal para uma visita oficial, até 16 de Julho, a convite do Presidente da República português, com quem se já encontrou.

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Após audiência no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu o reforço das relações com Cuba e reiterou a oposição ao bloqueio imposto pelos Estados Unidos da América aos cubanos. Tendo a seu lado Miguel Díaz-Canel, o Chefe de Estado português falou do futuro, sublinhando o interesse em «reforçar a cooperação cultural, a cooperação económica, a cooperação social, a cooperação política e a cooperação diplomática».

Esta visita oficial do Presidente cubano, de 13 a 16 de Julho, que tinha sido adiada devido à pandemia de covid-19, vem na sequência da visita de Estado que Marcelo Rebelo de Sousa efectuou a Cuba, em 2016.

Para além dos contactos com as autoridades portuguesas, a visita de Díaz-Canel inclui uma homenagem a José Martí e encontros com personalidades do mundo da cultura, dos negócios e membros do movimento de solidariedade com Cuba.

O Presidente da República de Cuba lidera ainda a delegação do seu País que participará na terceira Cimeira entre a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia, a realizar em Bruxelas, na segunda e terça-feira da próxima semana.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui