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PSD e Governo assumem continuar a adiar novo aeroporto

Do encontro entre Luís Montenegro e António Costa, esta sexta-feira, saiu o adiar de uma decisão estratégica, continuando a subjugar uma questão nacional ao interesse da Vinci, gestora dos aeroportos. 

Créditos / Bomdia.eu

Após reunião com o presidente do PSD, em São Bento, o primeiro-ministro afirmou haver convergência sobre a metodologia para a decisão relativa ao novo aeroporto de Lisboa, adiantando que a futura comissão técnica estudará várias localizações, além do Montijo e de Alcochete, incluindo Santarém.

Numa altura em que a capacidade da Portela está praticamente esgotada e sobressaem os riscos para a população de manter o aeroporto na cidade, no final do encontro, onde esteve também o ministro das Infraestruturas, Luís Montenegro disse que «estão criadas as condições» para que o Governo possa avançar e que a decisão final poderá ser tomada «daqui a mais ou menos um ano». 

A encenação sobre a alegada necessidade de compromisso entre PS e PSD relativamente à nova solução aeroportuária serve apenas para prorrogar uma decisão suficientemente estudada e validada (Campo de Tiro de Alcochete), inclusivamente pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), mas à qual o Governo tem vindo a fugir, suportando assim a recusa dos franceses da Vinci, a quem PSD e CDS-PP atribuíram a gestão dos aeroportos nacionais, em realizar um investimento estratégico para o País.

«Não precisamos de andar à procura de localizações»

Ouvido ontem pela CNN Portugal a propósito da reunião entre Costa e Montenegro, e do facto de este pedir a realização imediata de nova avaliação ambiental, Carlos Matias Ramos, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, falou de «mais um passo para a desilusão».

Com base na resposta à pergunta «Que solução aeroportuária pretendemos para Lisboa e para o país?», adiantou, «não precisamos de andar à procura de localizações», criticando que, «neste momento, qualquer pessoa pode dizer que tem uma localização, vai ao Governo, apresenta-a e [este] considera como adequada». Situação que, acrescentou, evidencia a necessidade de planeamento e de sustentação da decisão com base numa avaliação técnica, económica, financeira e ambiental, em vez de um «consenso entre líderes partidários».

Em 2008, um relatório ambiental do LNEC indicava que, do ponto de vista técnico e financeiro, a zona do Campo de Tiro de Alcochete era a opção globalmente mais favorável para a localização do novo aeroporto. As conclusões do documento foram aprovadas pelo Conselho de Ministros em Maio desse ano. 

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