|Património

Bonecos de Santo Aleixo regressam à Festa do Avante!

Os Bonecos de Santo Aleixo serão levados pela mão do Cendrev – Centro Dramático de Évora à Festa do Avante!, que começa na próxima sexta-feira.

Créditos / Alentejo Hoje

O Espaço Central da Festa do Avante! acolhe uma exposição sobre os Bonecos de Santo Aleixo. «A origem, a história, as famílias de bonecreiros, a actuação, o reportório, os Bonecos e o seu papel de contrapoder – com o Mestre Salas e o Padre Chancas como anfitriões do espectáculo – guiam o público por esta maravilhosa criação do imaginário popular alentejano», refere o Cendrev.

No espaço da exposição vão ter ainda lugar representações, seguidas de contactos com os espectadores, visitas guiadas e um debate sobre este importante espólio da cultura popular portuguesa, apreciado também em muitos países do mundo, ao longo das últimas décadas.

O Cendrev recorda que esta não será uma estreia das tradicionais marionetas na Festa do Avante!, tendo actuado no Avanteatro, «há muitos anos, na Ajuda».

No Ano Europeu do Património Cultural, o Centro Dramático de Évora salienta que o regresso dos títeres de varão, agora no Pavilhão Central, é um momento «especial», pela oportunidade de mostrar os diferentes aspectos deste teatro de títeres do Alentejo. 

Nascidos na aldeia de Santo Aleixo, no concelho alentejano de Monforte, os Bonecos de Santo Aleixo são propriedade do Cendrev, que assegura a continuidade desta expressão artística, e manipulados pelos actores profissionais Ana Meira, Isabel Bilou, Gil Salgueiro Nave, José Russo e Victor Zambujo.

Construídos em madeira e cortiça, medem entre 20 e 40 centímetros de altura e são vestidos com um guarda-roupa que permite identificar as personagens da história.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui