O espectáculo Circo Quotidiano é uma co-produção da companhia Marionetas da Feira e da produtora musical Blue House Studio que cruza as linguagens do teatro de marionetas e do teatro de objectos com a música ao vivo.
Estreia neste sábado em Coimbra, às 11h, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), no âmbito dos Sábados para a Infância, iniciativa da Escola da Noite cuja programação para o primeiro trimestre de 2019 se apresenta.
Dois amigos encontram-se numa arrumação onde foram guardadas memórias e objectos. Decidem então descobrir em vez de arrumar. Um deles transforma simples objectos num circo. Executa todos os momentos criando poesia visual e humor a partir dos utensílios diários. O outro descobre uma velha colecção de discos e instrumentos que o leva a explorar sons e criar músicas em redor do tema lançado para cena.
Assim começa Circo Quotidiano, o novo espectáculo das Marionetas da Feira. Ao longo de cerca de uma hora, vários objectos do quotidiano são transformados em artistas e em números de circo, graças à forma como são manipulados em palco. Um "regador-elefante”, um “boneco-faquir”, uma “escova de sanita-acrobata” e uma “galinha de borracha-equilibrista”, para além de uma bela e surpreendente trapezista e um inusitado tango, são apenas algumas das irresistíveis atracções deste especialíssimo circo.
Rui Sousa e as Marionetas da Feira
As Marionetas da Feira já percorreram o território continental e insular e viajaram além-fronteiras (Macau, Bélgica, Brasil, França, na Espanha e Itália). Do seu historial fazem parte prémios como, por exemplo, o de melhor espectáculo pelo júri do FIMO (Festival Internacional de Marionetas de Ovar), em Junho de 2017.
O grupo deve a sua designação a um duplo sentido – ao nome da cidade onde nasceu, Santa Maria da Feira, mas também às tradicionais feiras, onde o teatro de marionetas era representado – e assenta principalmente no trabalho de Rui Sousa, bonecreiro que, desde o início da sua carreira, em 2000, construiu 50 marionetas sem fios, e em 2010 recebeu, de mestre José Gil, o testemunho do Teatro Dom Roberto.
Rui Sousa, que desde 2005 passou a explorar, também, o teatro de objectos, apresenta, desde 2018, com as suas Marionetas da Feira, espectáculos tecnicamente diversos: em uns preservando a tradição, em outros privilegiando a inovação.
Até Março, no TCSB, todos os sábados são para a infância
O programa Sábados Para a Infância no TCSB teve início em 2015 e propõe semanalmente espectáculos ou outras actividades artísticas (oficinas, leituras, exposições) para as crianças e famílias da cidade. Com perto de 180 sessões apresentadas e mais de 5500 espectadores, o programa tem abrangido todas as áreas artísticas – do teatro à ilustração, passando pela dança, música e literatura.
A Escola da Noite divulgou recentemente o programa do primeiro trimestre de 2019, que inclui, para além da estreia desta semana, novas oficinas de ilustração (com Ana Biscaia e Rachel Caiano), oficinas de teatro, dança e música (com Maria João Robalo, Leonor Barata e Vânia Couto), leitura de histórias (com Cláudia Sousa) e os dois mais recentes espectáculos (um de música, outro de teatro) da Catrapum Catrapeia.
Há propostas para todas as idades, a partir dos 3 meses. Para todas as sessões é possível (e aconselhável) efectuar reserva.
A informação chega-nos, pontual e precisa como é habitual, através da Escola da Noite.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui