A mostra de 30 aguarelas da autoria de Madureira Pais, centradas nos edifícios, ruas e particularidades do Bairro Salgado, «um dos mais característicos núcleos habitacionais» da cidade sadina, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e é inaugurada hoje, às 16h, no Museu do Trabalho, contando com a presença do autarca eleito André Martins.
Nas três dezenas de peças exibidas, lê-se no site do município, estão representados «o portal da Gafaria de Nossa Senhora da Saúde, a antiga Garagem Bocage, o Infantário Popular do Bonfim e as antigas instalações da delegação de Setúbal da PIDE».
Além disso, são igualmente ilustradas «igrejas, uma antiga padaria, conjuntos residenciais e os portões de acesso aos quintais, que eram frequentes nas melhores moradias do bairro, como espaço de lazer e de convívio dos moradores e das visitas», explica a mesma fonte.
O Bairro Salgado, conjunto habitacional, comercial e de serviços delimitado pela Avenida 5 de Outubro, Rua Almeida Garrett e avenidas Manuel Maria Portela e Alexandre Herculano, é, segundo o folheto da mostra, «um rico microcosmo de memórias, experiências e tradições que merecem ser preservados e celebrados».
As gentes e o património de Setúbal são «a inspiração constante» de António Madureira Pais (Valpaços, 1961), que é membro da Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui