Para além do primeiro lugar alcançado na segunda edição do concurso, José Eduardo Gomes venceu também o troféu para «melhor interpretação Beethoven», evento organizado pelo Bulgária Hall, em cooperação com a Orquestra Nacional Artes, a Orquestra Filarmónica Kodaly e a Orquestra Sinfónica de Pazardjik, segundo informação na página oficial da competição.
O maestro foi seleccionado para a final após diversas rondas entre quase 300 maestros e venceu a competição em concerto final na sala de concerto do Conservatório nacional de música de Sófia.
Almanzar Sebastian, da Colômbia, conquistou o segundo lugar, seguindo-se Zlatkov Svetlomir, da Bulgária em terceiro e Jung Hyeju, da Coreia do Sul, com o quarto prémio.
José Eduardo Gomes é maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e é Professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde trabalha com as várias orquestras.
Entre 2008 e 2011 foi maestro principal da Orquestra Chambre de Carouge, na Suíça, entre 2011 e 2017 foi maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Opera, no Porto, entre 2016 e 2018, foi maestro titular da Orquestra Clássica do Centro e foi, entre 2018 e 2019, maestro associado da Orquestra Clássica do Sul.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui