|Porto

A «mais completa» retrospectiva de Almodóvar vai estar no Batalha

O percurso cinematográfico do cineasta espanhol Pedro Almodóvar vai estar em foco no Batalha Centro de Cinema, no Porto, entre Março e Julho deste ano. 

CréditosTeresa Suarez / EPA

Entre 21 de Março e 9 de Julho, o Batalha Centro de Cinema vai apresentar A Paixão de Almodóvar, uma retrospectiva dedicada ao longo percurso do «icónico cineasta espanhol», reconhecido como um dos realizadores mais influentes do cinema contemporâneo, anunciou a sala de cinema, em comunicado.

A carreira de Pedro Almodóvar conta já com 45 anos, ao longo dos quais, o realizador, actor e argumentista, construiu uma filmografia «que combina exuberância visual, narrativas emocionais e personagens memoráveis», desde Mulheres à beira de um ataque de nervos, Negros hábitos, Carne trémula, Saltos altos, Tudo sobre a minha mãe ou Volver.

«Com um estilo inconfundível, os seus filmes exploram temas como sexualidade, identidade, relações humanas e a força do feminino, muitas vezes temperados com humor irreverente e melodrama», assinala o Batalha.

Pedro Almodóvar destaca-se como um dos realizadores mais premiados da actualidade, contando no seu currículo já com dois Óscares, cinco Goyas, cinco Baftas, quatro Césares e, mais recentemente, o prémio honorário Donostia do Festival San Sebastián, atribuído na altura em que completou 75 anos.

A «mais completa» retrospectiva dedicada à obra de Almodóvar em Portugal começa com duas sessões dedicadas à actriz Marisa Paredes – a 21 e 23 de Março –, uma das figuras mais emblemáticas do grupo de actores recorrentes de Pedro Almodóvar, que morreu em Dezembro de 2024.

Os filmes que abrem esta sessão são Tudo sobre a minha mãe (de 1999), vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro e do prémio em Cannes para melhor realizador, e Saltos altos (1991), que marcou a estreia de Marisa Paredes como protagonista na filmografia do realizador.

Até ao dia 9 de Julho serão exibidas 23 longas-metragens, através das quais o público poderá descobrir ou rever a cinematografia de Pedro Almodóvar desde 1980, incluindo obras como Labirinto de paixões (1982), um dos seus primeiros filmes, ainda antes de ter alcançado o sucesso, ao lado de uma seleção das suas curtas-metragens.

Esta retrospectiva foi concebida com o apoio da El Deseo, a produtora dos irmãos Agustín e Pedro Almodóvar, e o seu programa completo ficará disponível na página de Internet do Cinema Batalha, no dia 28 de Janeiro.

Os bilhetes para as sessões poderão ser adquiridos a partir do mesmo dia na bilheteira física e online do Batalha.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui