A Festa do Cinema Italiano regressa a 29 de Março para a sua 16.ª edição, centrada no imaginário das férias e de viagem pela Itália dos anos 80 do século passado.
Com uma programação que se estende até Julho, a Festa vai promover, além do cinema, eventos gastronómicos, musicais, de literatura e de fotografia, referem em nota os responsáveis do festival.
Outro aspecto destacado é que haverá exibições de filmes em mais de 20 cidades do país, nomeadamente Lisboa, Porto, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Lagos, Oeiras, Beja, Viseu, Alverca, Évora, Espinho, entre outras.
Em Lisboa, onde arranca, a 29 de Março, o festival realiza-se até de 6 de Abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.
Precisamente por iniciativa da Cinemateca Portuguesa, em colaboração com a Festa do Cinema Italiano, será homenageado o autor e realizador italiano Elio Petri (1929-1982), havendo lugar a uma retrospectiva integral da sua obra.
«Original, mordaz, anticonformista, Elio Petri foi um dos grandes nomes do cinema italiano, que hoje, mais do que nunca, é importante lembrar. Morreu jovem [aos 53 anos] e com ele acabou a vaga do dito cinema impegnato, um cinema de uma forte matriz política, comprometido com a realidade social que alcançava descrever e sobretudo atacar, com sarcasmo mas também com ética e moral», lê-se na página da Festa, que destaca alguns dos seus filmes.
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso desde 2008, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália e da Cinecittà.
De acordo com a organização, a programação completa, os convidados e outras cidades onde o festival vai decorrer serão anunciados em breve.
Para já, sabe-se que a Festa do Cinema Italiano se realiza, no Porto, de 30 de Março a 5 de Abril; em Almada, a 5, 12, 19 e 26 de Abril; em Penafiel, de 4 a 6 de Abril; em Coimbra, de 11 a 13 de Abril; em Setúbal, de 13 a 16 de Abril; em Aveiro, a 9 a 10 de Maio, e em Lagos, de 16 a 19 de Maio.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui