A próxima edição da Monstra, hoje anunciada, vai decorrer no Cinema São Jorge, com programação prevista também na Cinemateca Portuguesa e no Museu da Marioneta.
Desde 2000 a promover e a divulgar o cinema de animação, a Monstra já contou com mais de um milhão de espectadores, cerca de 12 500 filmes e três mil sessões para vários públicos, de acordo com a organização.
A abertura oficial será com os filmes One Way Cycle, de Alicia Nuñez Puerto, Mind the Gap, de José-Manuel Xavier a partir de uma obra do compositor Luís Tinoco, e O Rapaz Que Apagava Beijos, de Radostina Neykova e Fernando Galrito, director artístico da Monstra.
A Áustria é o país convidado deste ano, com uma retrospectiva desenhada pelo realizador Thomas Renoldner, curador do festival Vienna Shorts, debruçando-se sobre «uma das produções mais entusiasmantes do cinema de animação em todas as suas vertentes, especialmente na mais experimental e abstracta».
Da programação geral, a Monstra vai exibir, por exemplo, as longas-metragens Selvagens, do realizador suíço Claude Barras, que esteve na Monstra em 2017 com A Minha Vida de Courgette, e Rock Bottom, de Maria Trénor, inspirada na vida do músico Robert Wyatt.
O festival convoca ainda algumas obras candidatas aos Óscares, nomeadamente as curtas Homens Bonitos, de Nicolas Keppens, Wander to Wonder, de Nina Gantz, e Que nojo, de Loic Espuche, incluídas na competição da Monstra.
Na secção competitiva estão também Percebes, filme de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves premiado em Annecy e que chegou a ser finalista na corrida aos Óscares, The Hunt, de Diogo Costa, Reason and Impulse – Disappear, de Ala Nunu, Amanhã Não Dão Chuva, de Maria Trigo Teixeira, A Menina dos Olhos Ocupados, de André Carrilho, e Saudade, talvez…, de José-Manuel Xavier.
Sobre este artista, «desenhador incansável, autor de um traço inconfundível», como descreve o festival, está prevista a exposição «Outros movimentos», que juntará na Sociedade Nacional de Belas-Artes uma centena de obras, entre gravura, desenho e pintura.
A Monstra junta-se ainda à celebração do décimo aniversário da cooperativa de animação COLA, na Cinemateca Portuguesa, com uma exposição que revê o trabalho de um estúdio do qual saíram projectos como os filmes Ice Merchants, de João Gonzalez, O peculiar crime do estranho sr. Jacinto, de Bruno Caetano, e a coprodução da longa-metragem O Natal do Bruno Aleixo, de Pedro Santo, João Moreira e João Alves.
No Museu da Marioneta, destaque para a exposição «LAIKA: Frame x Frame», que apresenta os bastidores de cinco filmes de animação deste estúdio norte-americano, feitos com a técnica stop-motion, como por exemplo Coraline, ParaNorman e The Boxtrolls.
Toda a programação de Monstra - Festival de Animação de Lisboa, incluindo as sessões da Monstrinha, para os mais novos, fica disponível em monstrafestival.com.
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