A Academia Portuguesa de Cinema revela que Nuno Lopes esteve naquele festival a partir do programa Passaporte, juntamente com as actrizes Joana Ribeiro e Jani Zhao, acabando por ser premiado como melhor actor europeu.
Nuno Lopes recebeu o prémio «Angela» num festival que se dedica a exibir recentes filmes europeus em estreia na Irlanda e que contou com a presença de vários actores, actrizes e directores de casting.
O programa Passaporte é uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema, dinamizada pela directora de castings portuguesa Patrícia Vasconcelos, com o objectivo de divulgar o trabalho dos actores portugueses, pondo-os em contacto com directores de casting estrangeiros.
Nuno Lopes tem 39 anos e destacou-se recentemente no filme São Jorge, de Marco Martins, com o qual recebeu o prémio de melhor actor no festival de Veneza. O filme é candidato ainda a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.
Além de São Jorge, onde interpretou um pugilista desempregado que aceita trabalho nocturno numa empresa de cobranças difíceis, Nuno Lopes participou na rodagem de outros filmes que estão ainda inéditos em sala em Portugal, nomeadamente as produções luso-brasileiras Joaquim, de Marcelo Gomes, e O grande circo místico, de Carlos Diegues.
Recentemente, Nuno Lopes integrou a rodagem dos filmes Mar, de Margarida Gil, e Le vent tourne, de Bettina Oberli.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui