«Soará a ousadia este empreendimento de trazer para uma publicação toda a dimensão do que o Poder Local representa enquanto conquista da Revolução e elemento incontornável do Portugal de Abril. Ainda que assim possa ser julgado, a decisão de o fazer encontra inteira justificação», lê-se na contracapa da edição Poder Local no Portugal de Abril 1974-2024, coordenada por Lino Paulo e pelo director da revista, Jorge Cordeiro.
O caderno assinala a importância do Poder Local na organização democrática do Estado, debruçando-se sobre o país que herdámos do fascismo e temas fundamentais para compreender a evolução no plano local, como as comissões administrativas, a ofensiva contra o poder local democrático, freguesias, trabalhadores das autarquias e 50 anos no contexto da crise global do capitalismo.
Com a chancela da Página a Página, a edição será apresentada este sábado na Festa do Avante!, no auditório da Festa do Livro, pelas 21h.
Primeira publicação dedicada às questões da administração autárquica, a Poder Local – Revista de Administração Democrática foi para as bancas, pela primeira vez, em Maio de 1977. Com um total, até agora, de 161 edições, a revista deu início à colecção «Cadernos Poder Local», em Maio de 2015, com o primeiro dedicado ao tema da água pública. Desde então foram publicados outros, dedicados a questões tão diversas como as finanças locais, descentralização de competências, comunicação e participação das populações, assimetrias, habitação, autonomia do poder local democrático e direito ao desporto.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui