O Bardo – Taverna Medieval, no Bairro do Troino, acolhe o evento promovido pela Associação Setúbal Voz em parceria com o Município sadino, no âmbito do projecto «Ópera no Meu Bairro», que leva experiências culturais acessíveis e gratuitas a locais improváveis do concelho.
Leonor e Benjamim é construído a partir de um texto com o mesmo nome, escrito pelos cineastas Humberto Santana e Pedro Brito e que evoca o episódio trágico ocorrido em Abril de 1506, na capital, em que católicos portugueses mataram de forma indiscriminada entre 2000 e 4000 judeus.
O espectáculo, com música e encenação de Jorge Salgueiro, coreografia e corporalidade de Iolanda Rodrigues, figurinos de Mariana Morgado e videocenário de Diogo Marrafa, conta uma história ficcional de dois adolescentes apaixonados, Leonor, proveniente de uma família tradicional, e Benjamim, de uma família de cristãos novos, de origem judaica. «Enquanto Portugal prospera com o comércio das Índias, a fome e a peste assolam a cidade, deixando-a à mercê do fanatismo religioso que, em Abril de 1506, provoca o massacre de milhares de homens, mulheres e crianças de origem judaica. O romance é ceifado na devastação, mas Leonor sobrevive para descobrir que o amor transcende a própria morte», lê-se na sinopse do espectáculo.
Depois da apresentação dia 29 de Março, a partir das 22h, no Bardo – Taverna Medieval, com entrada gratuita e disponibilização de vinho quente servido num copo de barro, Leonor e Benjamim estreia-se no dia 23 de Maio, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.
A ópera será posteriormente uma longa-metragem de animação, produzida pela Sardinha em Lata, com argumento de Humberto Santana, realização de Humberto Santana e Pedro Brito e apoio financeiro do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, a estrear em 2027.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui