Com 26 anos de existência, o Tocá Rufar é um projecto cultural que tem vindo a demonstrar grande importância cultural, sendo financiado pelo Ministério da Cultura e estando integrado na Rede Nacional de Clubes UNESCO. Desta forma, o Tocá Rufar é hoje um pilar de «formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa». Actualmente, o Tocá Rufar tem presença no Seixal, em Mafra, no Fundão, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, Moita, Setúbal, Amadora e em Lisboa.
Com trabalho reconhecido, no concelho do Seixal o Tocá Rufar tem vindo uma importância cada vez maior, assumindo um papel de promoção do Ensino Artístico nas escolas e permitindo a que todos os estudantes tenham possibilidade de ter acesso à criação e fruição cultural. Ao todo são leccionadas turmas do 2º, 3º e 4ºs anos letivos do 1º Ciclo do Ensino Básico de Escolas Públicas e alcançados mais de 1000 alunos.
Apesar disto, a direita do concelho parece não estar confortável com o importante papel cultural desempenhado com o projecto. Como tal, os vereadores do PS e do PSD preparam-se para votar contra a continuidade do Tocá Rufar nas escolas do Seixal, procurando deixar centenas de estudantes sem a possibilidade de aprenderem a tocar um instrumento musical.
Mesmo tendo em conta o possível voto contra, o Tocá Rufar não baixa os braços e convocou uma concentração para a próxima quarta-feira e convida a população do Seixal a juntar-se à mesma para demonstrar o seu descontentamento contra as opções políticas da direita. A concentração será em frente à Câmara Municipal do Seixal e será à 15h.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui