Guerra na Ucrânia é a principal razão para o “aumento do tráfico de armas de fogo” com “risco de transporte” para dentro da União Europeia, revela o último relatório de segurança interna.
Expresso
14 de Maio de 2024
Há uma sã convivência da UE com a extrema-direita e da extrema-direita com a UE.
João Oliveira ao Público/Rádio Renascença
15 de Maio de 2024
Imposto sobre “lucros excessivos” das multinacionais daria ao país 900 milhões
Público
16 de Maio de 2024
Apontamos o dedo aos ciganos exactamente pelas consequências do que lhes impingimos. Continuamos a adiar vidas sem perceber que também nos adiamos enquanto país. Mesmo quando estamos à distância de um ouvido para o poder contrariar.
António Brito Guterres, DN
25 de Maio de 2024
Gostaria de ser esclarecida como é que a concessão dos aeroportos à Vinci foi tão negligentemente negociada, com custos brutais para o Estado Português como o Tribunal de Contas recentemente demonstrou.
Ana Drago, DN
7 de Junho de 2024
Aos nostálgicos que viram gorados em Novembro de 1975 os seus projectos liquidacionistas da democracia e agora o evocam, a resposta está dada pela imensa participação popular nas comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril.
António José Rodrigues, DN
11 de Junho de 2024
Hoje, os Verdes tornaram-se belicistas por excelência. [...] A sua russofobia e total ignorância das questões militares não conhece limites. Até o apoio incondicional ao genocídio do IDF [Exército israelita] em Gaza não falta no desastre dos Verdes alemães.
Viriato Soromenho-Marques, DN
15 de Junho de 2024
A UE que hoje existe conduz, com frequência, à delapidação de direitos laborais, à fragilização do Estado social, à instabilidade financeira e ao aumento das assimetrias entre países e entre grupos sociais.
Ricardo Paes Mamede, Público
17 de Junho de 2024
Queixas dos utentes nos transportes disparam e atingem recorde em 2023.
Público
19 de Junho de 2024
Como era de prever, a Cimeira da Paz para a Ucrânia, realizada na Suíça, deu em nada. Até custa a crer que gente tão importante e tão ocupada tenha desperdiçado dois dias do seu precioso tempo num desfile de vaidades que já se sabia inutil à partida.
Miguel Sousa Tavares, Expresso
21 de Junho de 2024
O SNS é uma grande conquista do pós-25 de Abril, uma garantia de acesso a apoio médico, independentemente da condição social, provavelmente o mais importante serviço público prestado às populações, que tem como pilar fundamental milhares de profissionais nem sempre bem tratados pelo Estado.
Vítor Santos, JN
27 de Junho de 2024
Fisco encontra 520 milhões de impostos em falta entre os grandes contribuintes.
Público
1 de Julho de 2024
SNS começa em breve a partilhar dados de saúde dos utentes com o grupo CUF
Público
4 de Julho de 2024
Talvez precisássemos de algum patriotismo para ter dado por ela que, sem qualquer consulta popular, entregámos a soberania financeira, ou seja, quase tudo das opções fundamentais da governação, a Bruxelas, sem qualquer sobressalto. Os patriotas do futebol querem lá saber.
José Pacheco Pereira, Público
6 de Julho de 2024
A frente republicana francesa estava viva e foi às urnas derrotar a extrema-direita. Na rotunda de Stalinegrad, em Paris, houve uma explosão de alegria e emoção, tão intensa quanto inesperada. Os jovens que aguardavam, entre o medo e a esperança, os números das primeiras projecções de resultados da segunda volta das eleições legislativas francesas irromperam em abraços de júbilo, algumas lágrimas e um contentamento um tanto ou quanto incrédulo.
Público
08 de Julho de 2024
A cegueira do Ocidente, incluindo uma UE mergulhada no hábito da servidão, reflete a ignorância atrevida dos seus líderes, incapazes de esclarecer se sobra esperança no futuro, depois de tanto sacrificar no altar da guerra? Podemos fechar os olhos, mas o colapso ambiental e o vírus da desigualdade não se esquecem de nós.
Viriato Soromenho-Marques, DN
13 de Julho de 2024
Cada vez mais gente se queixa. Há demasiado lixo nas ruas de Lisboa
Público
16 de Julho de 2024
Nações Unidas. Tribunal declara ilegal ocupação dos territórios palestinianos [por Israel]
Público
20 de Julho de 2024
Lucro das grandes empresas é o maior de sempre
Expresso
2 de Agosto de 2024
Como foi possível que o Partido Democrata tivesse ocultado os sintomas, visíveis há anos, da falência mental de Biden? Quem preside hoje em Washington?
Viriato Soromenho-Marques, DN
3 de Agosto de 2024
Com uma mão premeia, com a outra puxa o gatilho. A guerra só é possível porque os EUA a fazem. E a isso chamam trabalhar "incansavelmente" pelo cessar-fogo.
Alexandra Lucas Coelho, Público
24 de Agosto de 2024
A arquitectura financeira mundial pesa fortemente contra os países em desenvolvimento e não proporciona uma rede de segurança quando enfrentam dificuldades, deixando-os afogados em dívidas, o que desvia fundos que deveriam ser investidos na sua população.
António Guterres, Expresso
9 de Setembro de 2024
Amílcar Cabral sabia separar o sistema da base, atentava ao contexto, tinha uma visão estruturada da dominação colonial, do dominador e dos outros dominados por outras opressões.
Catarina Marques Rodrigues, DN
14 de Setembro de 2024
E depois temos uma gestão que se revela, em grande medida, incapaz de responder aos problemas da cidade e temos o Partido Socialista, que viabilizou todos os Orçamentos de Carlos Moedas, sem impor quaisquer condições.
João Ferreira, no DN
17 de Setembro de 2024
O caderno de encargos do novo comissário [da UE] considera a habitação, não um problema social, mas uma oportunidade de negócio para o sistema financeiro.
João Oliveira, no Público
24 de Setembro de 2024
Israel é o Estado do planeta que mais resoluções da ONU incumpre, o seu chefe de governo tem um mandado de captura internacional, ataca estruturas e instalações das agências da ONU e assassina os seus funcionários [...]. E, contudo, aí estão os governos UE a proibir por “antissemitas” manifestações de solidariedade com as vítimas palestinianas e exigindo boicote e sanções a Israel.
Manuel Loff, Público
2 de Outubro de 2024
Em oito meses despedimentos colectivos já ultrapassam os de 2023
Dinheiro Vivo
29 de Outubro de 2024
À mesma hora a que o Governo se encontrava com um conjunto de associações – numa lista, em modos gerais, sem critério e afastada das comunidades – para uma reunião que classificou como histórica, mesmo que sem agenda, medidas ou itinerário (eles devem chamar-lhe road map), o Estado despejava cerca de 80 moradores no Monte da Caparica através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.
António Brito Guterres
1 de Novembro de 2024
É indecente falar no Ocidente em direitos humanos, quando a desigualdade doméstica resvala na pobreza, e se alimenta o genocídio e agressão perpetrados por Israel.
Viriato Soromenho-Marques, DN
2 de Novembro de 2024
A democracia está a bater com um grupo de indivíduos que têm um poder desproporcional, que controlam monopólios de informação e acesso à informação que estão a instrumentalizar essas empresas para servirem os seus interesses pessoais, não os interesses do povo americano.
Daniela Melo, DN
6 de Novembro de 2024
Bombardear Gaza é como bombardear uma creche quando um pai vai buscar o filho. Se o objectivo é matar o pai, vão matar muitos filhos.
Raúl Manarte, no Expresso da Manhã
5 de Dezembro de 2024
Baixos salários e contratos precários deixam muitos trabalhadores presos a condições que não lhes permitem viver com dignidade.
Ricardo Paes Mamede, Público
9 de Dezembro de 2024
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui