|Israel

Artistas portugueses apelam ao boicote à Eurovisão

Mais de 40 artistas portugueses assinam uma carta aberta onde pedem ao vencedor português do festival Eurovisão, Conan Osíris, para cancelar a sua participação no eurofestival, em Telavive.

Conan Osíris
CréditosPedro Pina / Agência LUSA

Entre os subscritores estão José Mário Branco, Vítor Rua, António Sousa Dias e Chullage, a coreográfa Olga Roriz, os actores Maria do Céu Guerra e João Grosso, os escritores Alexandra Lucas Coelho e Afonso Cruz, a cineasta Raquel Freire, os artistas Joana Villaverde e Thomas Walgrave, e Tiago Rodrigues, director artístico do Teatro D. Maria.

O Comité de Solidariedade com a Palestina chama a atenção para o apelo promovido por organizações culturais palestinianas ao boicote da Eurovisão 2019, que se realizará em Maio em Telavive, considerando que «o regime israelita de ocupação militar, colonialismo e apartheid está descaradamente a usar a Eurovisão como parte da sua estratégia oficial «Brand Israel», que tenta mostrar «a face mais bonita de Israel para branquear e desviar a atenção dos seus crimes de guerra contra os palestinianos».

Entretanto, Israel continua a bombardear ia população de Gaza, enquanto o presidente Trump proclama a soberania de Israel sobre os Montes Golã anexados à margem do direito internacional em 1981.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui