Pese embora as limitações decorrentes do bloqueio económico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos, a Ilha cumpre grande parte das metas propostas no ponto 2 (referente à Educação) dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos pelas Nações Unidas, salienta a agência Prensa Latina.
De acordo com diversos relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês), Cuba é o país da América Latina com o maior índice de desenvolvimento na Educação e o único que cumpre os objectivos globais do programa Educação para Todos (EPT), estabelecido por este organismo no ano 2000.
Cuba consagra a este sector 13% do Produto Interno Bruto (PIB). Neste ano que agora está a terminar, os gastos em Educação foram superiores a 280 600 000 de euros (equivalendo a 23% da despesa orçamental) e destinaram-se à formação de professores e ao funcionamento das escolas nos diversos níveis de ensino, revela a Prensa Latina.
Direito inalienável de todos
A Educação surge na Constituição cubana como um direito inalienável de todos os cidadãos, constituindo uma das prioridades do Estado.
O ensino universitário, os programas de prevenção da delinquência, a educação sexual responsável, a formação de valores e a questão do género assumem um lugar de destaque no programa de ensino cubano.
A Prensa Latina salienta ainda a importância dada à educação especial, de forma «a potenciar o desenvolvimento integral de pessoas com necessidades específicas», bem como o papel que assumem as escolas de arte, educação física e desporto: «encarados como um direito do povo (…), estes centros estimulam a formação de profissionais e instrutores nas respectivas áreas, e contribuem para potenciar o futuro das artes e do desporto em Cuba».
Congresso Internacional Pedagogia 2017
Na 15.ª edição do Congresso Internacional Pedagogia, que decorreu em Havana no início deste ano (de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro), funcionários da UNESCO, dirigentes de organismos internacionais, delegados de 51 países e personalidades como Kailash Satyarthi (prémio Nobel da Paz em 2014) reconheceram as conquistas alcançadas pela ilha caribenha no âmbito da Educação.
Entre as virtudes apontadas figuram a existência de um sistema inclusivo, a gratuidade do ensino e os seus altos índices de qualidade.
Na sessão de encerramento, o primeiro vice-presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, referiu-se à necessidade de uma educação de qualidade e emancipadora para todos, em todo o mundo, «como arma de combate contra a despolitização, a indolência e a alienação», indica o Cuba Debate.
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