«Cinema-humanismo, adaptação e desenvolvimento» é o tema que preside ao encontro cinematográfico da capital vietnamita, no qual serão exibidas 80 longas-metragens e 35 curtas.
O festival inclui diversas actividades e programas, como a mostra intitulada «Uma visão abrangente do cinema mundial», o ciclo dedicado ao cinema espanhol – para assinalar os 40 anos de amizade entre a Espanha e o Vietname – ou a apresentação de filmes premiados da República da Coreia (Coreia do Sul), para marcar os 30 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
Segundo refere a edição em inglês do periódico Sài Gòn Giái Phóng, do programa do evento fazem ainda parte uma mostra de filmes vietnamitas contemporâneos, seminários sobre cinema espanhol, bem como sobre produção cinematográfica, distribuição e promoção após a pandemia.
O HANIFF (sigla em inglês do festival) visa premiar filmes que se destacam pelo alto valor artístico, encorajar novos talentos do cinema vietnamita e promover a cooperação entre produtores, refere a fonte.
Pretende constituir-se, igualmente, como uma plataforma de encontro onde artistas vietnamitas e estrangeiros possam partilhar os seus saberes e experiências profissionais.
Fundado em 2010, o HANIFF é o primeiro festival internacional de cinema do Vietname e tem carácter bianual. A sexta edição estava marcada para Novembro de 2020, tendo sido adiada pelas autoridades, no contexto do surto de Covid-19.
Em 2018, o país em destaque foi a Polónia. O prémio de melhor filme (longa-metragem) foi atribuído a The Dark Room (Irão), do realizador Rouhollah Hejazi. Foram ainda distinguidas obras do Cazaquistão, da Coreia do Sul, da Polónia, da Sérvia e do Vietname.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui