Mais de 3,1 milhões de passageiros utilizaram a linha de metro Cat Linh-Ha Dong 2A, construída pela China na capital vietnamita, entre o primeiro dia da operação comercial, em Novembro do ano passado, e 26 de Maio último, revelou esta quarta-feira a Vietnam News Agency.
De acordo com as estatísticas da Hanoi Metro Company, que explora o sistema, a média diária de passageiros oscila entre os 21 e os 22 mil, nos dias de semana, e os 25 e 30 mil, aos fins-de-semana.
Nos feriados, esse número sobe até aos 40 mil; no Primeiro de Maio, mais de 50 mil passageiros usaram o serviço.
Vu Hong Tuong, director-geral do Metro de Hanói, referiu que o número de pessoas que utilizam o metro aumentou duas vezes e meia em relação a Novembro, quando as medidas de distanciamento por causa da pandemia de Covid-19 eram mais rígidas.
Explicando as razões que justificam este aumento, Tuong disse à agência que as pessoas encaram o metro como um meio de transporte «estável e conveniente, não afectado pelos congestionamentos do trânsito» e que isso «irá formar, de modo gradual, uma cultura do metro».
O aumento da procura das viagens de metro também se ficou a dever, em seu entender, ao controlo da pandemia, ao regresso das actividades ao normal – com as crianças a voltarem às escolas – e ao aumento registado no preço dos combustíveis.
Para Tuong, as pessoas que utilizam este sistema de transporte aceitam cada vez melhor ter de fazer a pé uma distância maior para chegar às estações. Ao entrarem na linha de metro, saem junto à paragem de autocarro mais conveniente, referiu.
Actualmente, há 54 carreiras de autocarro ligadas à linha de metro elevado Cat Linh-Ha Dong 2A, com informação detalhada do sistema de transporte rodoviário de passeiros no interior das estações.
O metro, que está numa fase inicial, funciona com uma pontualidade de 99,98%, disse Tuong, sublinhando que trouxe «resultados positivos», ao contribuir para descongestionamento rodoviário nas horas de ponta.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui