Marco Papacci, presidente da Associação Nacional de Amizade Itália-Cuba (ANAIC), divulgou esta quinta-feira os textos aprovados nas duas autarquias, que expressam o seu apoio ao país caribenho e defendem o desenvolvimento de iniciativas com vista a aliviar os impactos das medidas norte-americanas, que violam os direitos humanos do povo cubano.
Com o apoio de representantes de partidos progressistas, ecologistas e de esquerda, entre outros, o documento apresentado em Génova, capital da região da Ligúria, reafirmou a solidariedade com o povo cubano e a condenação do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA há mais de 60 anos, «apesar das reiteradas condenações da comunidade internacional», e que foi intensificado nos últimos meses com um cerco petrolífero e outras medidas de carácter genocida.
O texto – refere a Prensa Latina – denuncia as graves consequências dessa política imperialista que procura fazer vergar um povo através de pressões económicas e de ameaças do recurso à força.
A gravidade de tais medidas não está a ter a atenção que lhes é devida, destacam os promotores, apesar de haver moções e pronunciamentos solidários por todo o país transalpino.
Moções solidárias em vários pontos de Itália
Tal como em Génova, foram aprovadas nos últimos meses moções de carácter semelhante, de apoio a Cuba, em cidade como Turim, Florença, Poggibonsi (Toscânia) e Crema (Lombardia), bem como em Roma, onde, além da moção aprovada centralmente em Abril último, foram adoptadas várias outras nalgumas das suas 15 divisões administrativas.
Um destes casos, revelou Papacci, ocorreu no Município Roma VII, na zona sudeste da capital, onde o texto aprovado pede que sejam activados todos os canais de cooperação de apoio ao sistema de saúde cubano, atingido pelo bloqueio norte-americano, e propõe a realização de doações de medicamentos à Ilha, da parte da rede de 45 farmácias municipais.
O texto propõe igualmente que o município romano adira de forma activa à campanha «Energia para a Vida», co-patrocinada pela ANAIC, a Confederação Geral Italiana do Trabalho, a Associação Nacional dos Partisans Italianos e a Associação Cultural para a Promoção Social (ARCI).
No âmbito dessa iniciativa, lançada em Setembro de 2025 para apoiar o sistema eléctrico cubano, os promotores já conseguiram juntar mais de 300 mil euros, que serão destinados a diversos projectos na Ilha, indica a fonte.
No documento aprovado no Município VII de Roma, exige-se ainda que as autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara de Roma Capital, manifestem publicamente a sua solidariedade ao povo cubano e a sua preocupação com os impactos do bloqueio económico imposto pelos Estados Unidos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui