O gesto solidário da parte do Partido, do Estado e do povo do Vietname concretizou-se no âmbito dos acordos estabelecidos durante a visita, em Setembro último, do secretário-geral do Partido Comunista do Vietname, To Lam, ao país caribenho, indica o portal Cubadebate.
No decorrer da cerimónia de entrega, que decorreu na Zona Especial de Desenvolvimento Mariel, foi anunciada a doação de outras 1500 toneladas de arroz, em nome do vice-primeiro ministro vietnamita, Ho Duc Phoc.
No evento, o vice-ministro vietnamita das Finanças, Le Tan Can, reafirmou o compromisso do país asiático com Cuba e destacou o carácter histórico das relações bilaterais. «O Vietname estará sempre com Cuba, tal como o mostrou ao longo da história. Esta doação é um gesto de gratidão e solidariedade com o povo cubano», afirmou.
Além disso, reiterou a vontade do executivo que integra de continuar a ampliar e fortalecer as relações económicas, comerciais e de investimento com Cuba. «O Vietname continuará a apoiar Cuba na produção de arroz, para contribuir para a segurança alimentar do país», frisou o ministro, citado pelo Cubadebate.
Por seu lado, a vice-ministra cubana do Comércio Interno, Aracelys Cardoso Hernández, destacou a importância da doação, e disse que esta simboliza a fraternidade inquebrável entre o Vietname e Cuba, assente em décadas de apoio mútuo e cooperação.
«Mais uma vez, o Vietname dá-nos a mão em momentos difíceis», disse Cardoso, acrescentando que «esta doação de arroz é uma mostra do carácter especial dos laços entre Cuba e o Vietname, sendo este cereal um elemento essencial da alimentação do povo cubano».
«O Vietname é o principal investidor da Ásia em Cuba»
No contexto da cerimónia de entrega, este sábado, a directora geral do Gabinete da Zona Especial de Desenvolvimento Mariel, Ana Teresa Igarza Martínez, informou a delegação vietnamita sobre os negócios e projectos em curso naquele enclave empresarial, bem como sobre os benefícios de investir na zona, indica a fonte.
Igarza sublinhou que o Vietname é o principal investidor da Ásia em Cuba, com sete negócios, em áreas como a indústria ligeira, a produção de fertilizantes e alimentos ou as energias renováveis.
No final do acto, os participantes deslocaram-se até ao terminal de contentores para observar os que continham o arroz vietnamita, que será distribuído através da rede de comércio em Cuba.
Além das personalidades referidas, o evento contou com a presença do embaixador do Vietname em Cuba, Le Quang Long, de Déborah Rivas Saavedra, vice-ministra cubana do Comércio Externo, de empresários vietnamitas e representantes de instituições cubanas.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui