A intervenção da Quinta do Freixo marca o quinto projecto de recuperação do parque habitacional público da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) a ser alvo de um processo de reabilitação nos últimos quatro anos. Incluindo as obras realizadas nos bairros das Manteigadas, Alameda das Palmeias, Bela Vista e Forte da Bela Vista, a acção da autarquia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representam um investimento de quase 5 milhões e meio de euros.
Em nota do município, a autarquia esclarece que o objectivo das obras nestes dois edifícios, com um total de 88 fracções, é o de dotar os prédios «de condições renovadas de habitabilidade, conforto e eficiência energética, com trabalhos no interior e exterior das habitações e nas áreas comuns». Durante este processo, os moradores serão realojados e pagamento das rendas «suspenso».
No exterior, esta operação visa a «reparação de patologias estruturais, como fissuras nas fachadas e falhas de impermeabilização nas zonas de cobertura e varandas, a par da melhoria da eficiência energética», com a aplicação de novas soluções de isolamento térmico.
No interior das casas vai ser realizada uma «requalificação geral de todas as divisões das casas a nível de revestimentos, pavimentos e tectos», com intervenções aprofundadas nas zonas de cozinha e de instalações sanitárias, «integralmente renovadas». A CMS vai ainda instalar «novo mobiliário, a par de alguns eletrodomésticos».
A Câmara Municipal de Setúbal reuniu com os moradores no passado dia 21 de Abril, ao abrigo do programa autárquico "Ouvir a População, Construir o Futuro", um projecto, «inédito a nível nacional», expressão do «compromisso e da prática» de um «Município Participado».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui