|Sesimbra

Em Sesimbra a luta conjunta da Câmara e população reabre Lagoa de Albufeira

A pressão realizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e a população junto do Ministério do Ambiente foi crucial para a reabertura e obra de desassoreamento da Lagoa de Albufeira.

CréditosCâmara Municipal de Sesimbra / Câmara Municipal de Sesimbra

Depois do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, ter enviado uma missiva ao Ministério do Ambiente na qual foi exigiu a reabertura urgente do canal que liga a Lagoa ao mar, bem como o início do procedimento pré-contratual para a operação de abertura ao mar de maiores dimensões que permita o desassoreamento da Lagoa de Albufeira, a tutela finalmente respondeu.

Segundo informações da autarquia, o Ministério do Ambiente garante que os trabalhos de reabertura da Lagoa de Albufeira serão iniciados no dia 19 de Agosto, segunda-feira, e deverão ficar concluídos entre 22 e 23 deste mês.

A par desta informação, ficou-se a saber também que a Agência Portuguesa de Ambiente (APA) está a concluir o processo de candidatura, designada de «Empreitada de Abertura e Desassoreamento da Lagoa de Albufeira», e que a sua implementação está prevista para 2025/2026.

Apesar de «pecar por tardia», Câmara Municipal saúda a iniciativa da APA, embora considere «incompreensível o período apontado», pelo caráter de urgência da intervenção e pelo facto de comprometer irremediavelmente a época balnear de 2025.

Considera a autarquia que é fundamental que os trabalhos se iniciem o mais depressa possível para que no Verão de 2025 não se repita, de forma mais agravada, o cenário deste ano, ou para se evitar ter uma obra pesada no areal em plena época alta.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui