A abertura de uma linha gratuita de atendimento às empresas é a primeira fase do projecto lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e os cinco municípios que a integram (ver caixa).
Segundo comunicado da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o programa «inclui um conjunto de serviços especializados na área da gestão, fiscalidade, jurídica e operacional», a fim de auxiliar as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta durante todo o ciclo de gestão de crise que as empresas enfrentam.
O presidente da CIMAL e do município de Alcácer do Sal, Vítor Proença, citado na nota, explica que o «grande objectivo» da criação desta plataforma, em colaboração com a consultora Deloitte, passa por «conseguir mitigar ao máximo todos os efeitos que os empresários estão a sentir neste momento de crise».
Além de disponibilizar informação sobre obrigações fiscais e incentivos, ou sobre o direito do trabalho, o projecto visa partilhar conhecimento especializado, designadamente em termos de negócio, finanças, pessoal e comunicação, e propor medidas de emergência a aplicar de imediato, «de forma a limitar o impacto financeiro».
Vítor Proença sublinha que é «urgente actuar de forma rápida e eficaz na resposta às necessidades» das MPME daquele território, realçando a existência de «um grande número de empresários bastante empenhados em conseguir manter a sustentabilidade do seu negócio e em garantir a continuidade dos postos de trabalho».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui