Milhares de famílias setubalenses são directamente afectadas por mais uma medida de austeridade promovida pelo movimento independente Setúbal de Volta na Câmara Municipal de Setúbal (CMS). Na quarta-feira, uma proposta do executivo liderado por Maria das Dores Meira que retira os apoios camarários à aquisição de fichas de apoio e cadernos de actividade para as crianças do concelho foi aprovada com os votos dos vereadores do Chega e PS. Apenas o vereador do PCP, Nuno Costa, votou contra.
Com a aprovação desta medida, apenas os alunos abrangidos pelos escalões A e B vão continuar a beneficiar destes apoios, em vigor há quase uma década. Maria das Dores reverte assim, com o apoio alargado e entusiasmado da direita, uma prática que a própria aplicou enquanto presidente da CMS no mandato 2017/21, então eleita pela CDU.
«As consequências desta decisão são profundamente preocupantes e terão impacto directo em milhares de famílias do concelho», considera, em nota de imprensa, o vereador do PCP. Dos 16 651 alunos apoiados este ano lectivo, apenas 5 750 crianças continuarão a receber o apoio no próximo ano: uma redução de 65,5% no universo de beneficiários.
Esta medida representa uma poupança (a custo das crianças do concelho) de pouco mais de 130 mil euros numa autarquia com um orçamento anual de 287 milhões de euros; uns meros 0,04% do orçamento para 2026. «Num contexto em que o custo de vida continua a aumentar e em que muitas famílias enfrentam dificuldades acrescidas para garantir todas as despesas associadas ao regresso às aulas, esta decisão representa um claro retrocesso nas políticas de apoio social e educativo no concelho».
Solitários na oposição a este e outros cortes sociais, enquanto o executivo de Maria das Dores salvaguarda os lucros de empresas privadas como a DataRede e a Amarsul à custa dos fundos da autarquia, a CDU reafirma o «compromisso com a defesa da escola pública e com políticas que promovam a igualdade de oportunidades, considerando inadmissível qualquer recuo em apoios essenciais para as famílias setubalenses».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui