São Pedro da Cova: da realidade à ficção

«Do Carvão aos Resíduos. Regresso a São Pedro da Cova» é um filme de Rui Simões que estreia esta sexta-feira, às 21h30, na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar.

Bairro mineiro de São Pedro da Cova
Créditos / Blogue A Vida em Fotos

Quarenta anos depois de realizar São Pedro da Cova, Rui Simões regressa para mostrar as fotografias que fez então. «Deste reencontro traz uma nova mensagem para o poder central: agora são os resíduos tóxicos que ali foram depositados e que ameaçam a saúde de toda a população. 40 anos depois, do carvão aos resíduos, a luta é a mesma», lê-se na sinopse do filme, que estreia amanhã com a presença do realizador. 

«Não há arma mais forte que cale a razão de um povo. O povo luta até à morte para criar um mundo novo», diz-se no filme. A população de São Pedro da Cova corrobora.

Depois de vários anos a lutar contra o depósito de toneladas de resíduos perigosos da Siderurgia Nacional, entre 2001 e 2002, nas escombreiras de São Pedro da Cova, a freguesia tem recebido boas notícias. Nos finais de Março, o Ministério do Ambiente anunciou uma verba de 10 milhões de euros para proceder à remoção total dos resíduos provenientes da Siderurgia Nacional.

Um mês antes, o presidente da Junta de Freguesia, Daniel Vieira, exigiu uma indemnização superior a dois milhões de euros, no seguimento da acusação pelo Ministério Público de seis ex-responsáveis de empresas que geriam os resíduos perigosos depositados nas antigas minas de carvão de São Pedro da Cova.

Para assistir ao filme devem ser efectuadas reservas até 24 horas antes através do contacto 935 663 998. 

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui