Ministro da Agricultura acusa Comissão de utilizar «dois pesos e duas medidas»

Governo português prepara resposta a eventuais sanções europeias

No dia em que Capoulas Santos critica fortemente a Comissão Europeia pela aplicação de sanções a Portugal e Espanha, o Expresso revela que o resultado pode acabar no Tribunal de Justiça da União Europeia.

Capoulas Santos foi deputado no Parlamento Europeu durante dez anos, entre 2004 e 2014
Créditos

«A Comissão Europeia anda entretida a tentar punir alguns estados, quando foi complacente com outros no passado», acusa o ministro da Agricultura. Capoulas Santos criticou Bruxelas na inauguração do Festival da Melancia, hoje, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

O ministro vincou que o Governo está a procurar «defender com dignidade aqueles que são os nossos interesses, e que passam pela normalização da situação, criação de condições para atracção de investimento e na boa execução dos programas com fundos europeus».

Capoulas Santos admitiu «alguma estranheza» com a possibilidade de serem aplicadas sanções a Portugal pela ultrapassagem dos limites do défice fixados nas regras europeias, «que ocorreu na vigência do governo anterior».

As declarações do ministro da Agricultura foram feitas no dia em que o Expresso avança a possibilidade, que estará a ser discutida no seio do Governo português, de processar o Conselho e a Comissão Europeia junto do Tribunal de Justiça da União Europeia, caso venha a ser decidida a aplicação de sanções.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui