Vimos por este modo exercer o direito de resposta em relação à matéria publicada no dia 3 de Abril, na rubrica «Frase do Dia» do site “Abril Abril” e nas respetivas redes sociais, na qual é atribuída à coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a seguinte afirmação: “Faz sentido [aumentar os gastos na defesa], tendo em conta que a NATO demonstrou a sua verdadeira natureza, que é uma organização que servia os interesses dos EUA e os interesses geopolíticos dos EUA, faz sentido que a União Europeia encontre formas de coordenar os seus investimentos e reprogramar esses investimentos para não haver nenhuma dependência de um país que tem os seus objectivos políticos e que está a mostrá-los a todo o mundo para quem quiser ver”. Mariana Mortágua, NOW, 3 de Abril de 2025”.
Este excerto da entrevista é publicado de forma truncada no referido portal e redes sociais, deturpando radicalmente o que foi dito, no sentido de atribuir a Mariana Mortágua uma defesa do aumento dos gastos militares na Europa, posição política que não subscreve e que, pelo contrário, repudia.
Transcreve-se aqui parte da referida entrevista de Mariana Mortágua, ao canal Now, ontem, 2 de Abril, com início cerca das 22h05 (até cerca das 22h35), conduzida pela jornalista Marisa Caetano Antunes, que inclui as duas questões colocadas sobre a matéria.
Entrevista Now, com Mariana Mortágua, Canal Now, aos 17 minutos 30 segundos do início da entrevista:
Pergunta da jornalista - “Agora que diz que o mundo mudou….em relação a gastar mais com a defesa? Qual é a posição do Bloco?”
Resposta Mariana Mortágua - “A corrida ao armamento está a ser feita de forma acrítica e errada. A UE e Portugal desistiram de todo o discurso e investimento na transição climática e no Estado Social e de repente descobriu que é preciso investir em armas. Quando lemos e vemos as ameaças à democracia na UE e em Portugal percebemos que essas ameaças não vêm de uma invasão iminente e não são protegidas por armas. Essas são as ameaças da desinformação e da manipulação das eleições.”
Pergunta jornalista - “Portanto para o Bloco não faz sentido qualquer aumento em termos de defesa?”
Resposta Mariana Mortágua - “Faz sentido que, tendo em conta que a NATO mostrou a sua verdadeira natureza que é uma organização que servia os interesses dos EUA e os interesses geopolíticos dos EUA, faz sentido que a EU encontre forma de coordenar os seus investimentos e reprogramar esses investimentos para não haver nenhuma dependência de um país que tem os seus objetivos políticos e que está a mostrá-los a todo o mundo para quem quiser ver. E isso tem de ser feito. Mas isso tem de ser feito com sensatez, não é uma corrida armamentista sem qualquer lógica. (...)”
____________________________________________________
AbrilAbril - Apesar da crítica da direcção do Bloco de Esquerda, através de Jorge Costa, membro do seu Secretariado Nacional, a transcrição da entrevista confirma que o AbrilAbril citou a visada, recorrendo aos parêntesis rectos para enquadrar a pergunta – «Portanto para o Bloco não faz sentido qualquer aumento em termos de defesa?».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui