Na conferência «O Futuro dos Media», organizada pelos grandes grupos económicos da imprensa, o Governo apresentou o Plano de Ação para a Comunicação Social, o qual prevê o fim da publicidade na RTP, despedimentos nesta e o financiamento público aos grupos privados.
Foi a primeira moção de censura ao Governo de Michel Barnier e deu para apurar onde reside a oposição. Eram necessários 289 votos e a moção de censura só alcançou 197 favoráveis. A extrema-direita salvou a marionete de Macron.
A culminar a paralisação de 48 horas dos docentes do Ensino Secundário contra os cortes orçamentais e os ataques à Educação pública, milhares de pessoas exigiram um novo modelo de governo no Uruguai.
O Governo Português diz agora pedir um «cessar-fogo imediato e permanente» em Gaza, mas o genocídio perpetrado pelo Estado sionista é somente classificado como «escalada de tensões» e a condenação a Israel é apenas por um «uso excessivo da força».
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui
A manutenção, por parte do Banco Central Europeu (BCE), de altas taxas de juro beneficia a banca, penaliza os trabalhadores e as famílias, mas também a economia e o País.
A FNAM acusa o Ministério da Saúde de intransigência e «emitiu pré-avisos de greve para os dias 23 e 24 de Julho, com concentrações no dia 23, no Porto, Coimbra e Lisboa».
PSD, CDS-PP, IL e PS recusaram a proposta do PCP, que recomendava ao Governo a valorização dos baldios, eliminando os cortes na elegibilidade das áreas de baldios para efeito de atribuição de apoios.
O corte dos apoios às instituições que trabalham com imigrantes levou a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral a reunir-se com a secretária de Estado da Acção Social e da Inclusão, esta sexta-feira.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço vai decorrer entre 29 de Julho e 4 de Agosto, com 22 estreias nacionais e 31 filmes na selecção oficial.
O AbrilAbril vai disponibilizar um livro em suporte digital, na próxima semana, com a tradução de um conjunto de telegramas da Embaixada dos EUA, desde o 25 de Abril até ao dia 18 de Julho de 1974, data da tomada de posse do II Governo Provisório.
O ministro sírio dos Negócios Estrangeiros afirmou que a agressão israelita a Gaza evidenciou a falsidade dos lemas dos países ocidentais e desmascarou as suas mentiras, hipocrisia e falta de valores humanos.
As associações profissionais de militares – ANS, AOFA e AP – sublinham que não foram efectuadas quaisquer reuniões com o ministro da Defesa Nacional sobre questões remuneratórias, ou outras.
O primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero, reafirmou esta quarta-feira que o bloqueio dos Estados Unidos é a principal causa externa das dificuldades para promover o crescimento integral da Ilha.
A 24.ª edição da Mostra de Cinema ao Ar Livre, promovida pelo Cineclube de Tavira, arranca esta quinta-feira com Dias Perfeitos, de Wim Wenders, nos Claustros do Convento do Carmo desta cidade algarvia.
«»
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui
Oficiais do Ministério do Interior, investigadores e analistas cubanos concordam em classificar o terrorismo como arma no arsenal da guerra que os EUA promovem contra a Revolução no país caribenho.
Por iniciativa do Kontseilu Sozialista de Bilbau, realizou-se esta quinta-feira uma mobilização contra o macro-festival Bilbao BBK Live, denunciando as condições de trabalho «miseráveis» que alimenta.
Na sede da Presidência da Colômbia, em Bogotá, foi inaugurada esta semana a Sala Gabriel García Márquez, dedicada ao Nobel da Literatura, onde se pode apreciar fotos e algumas edições das obras do escritor.
A 2.ª Caminhada e Corrida pelo Hospital no Seixal tem lugar este sábado, pelas 19h, para reafirmar a unidade em torno de uma reivindicação com mais de duas décadas.
Este sábado, em Pêra, o ciclo de cinema «Filmes que contam Abril», iniciado em Fevereiro, terá sequência na exibição de Linha Vermelha, de José Filipe Costa.
A publicação de rankings reforça as desigualdades ao promover a ideia de que algumas escolas são inerentemente «melhores» que outras, sem considerar os contextos socioeconómicos diversos em que operam, nem os processos educativos adotados.
por Luís Lobo
«»
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui
Os trabalhadores da ADP Fertilizantes cumpriram o segundo dia de greve, na quinta-feira, e aprovaram a continuidade da luta por aumentos salariais justos, que contribuam para recuperar o poder de compra.
A tramitação em regime de urgência permite que o Projecto de Lei possa ser colocado em votação, no Congresso brasileiro, a qualquer momento sem necessidade de debate nas comissões parlamentares.
Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal farão greve dia 28 deste mês, reivindicando a valorização das carreiras, revela um comunicado subscrito por mais de uma dezena de organizações sindicais.
A actual edição, dedicada à «canção de protesto em Portugal ante as ditaduras de ontem e a democracia de hoje», decorre em Grândola de 21 a 23 de Junho, com programa variado e entradas gratuitas.
Mais de 60 filmes vão competir na 2.ª edição do Festival de Cinema Asiático de Da Nang (Danaff II), que pretende valorizar obras excepcionais ricas em humanidade e com uma expressão artística única.
A colecção de fotografia «A Família Humana», iniciada em 2019, começou a ser exposta em Julho de 2021. Agora, o foco aponta para o neerlandês Kees Scherer. A inauguração é este domingo.
«»
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui
«A União Europeia e os Serviços Públicos em Portugal» é o tema do debate online que o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) promove esta sexta-feira, pelas 20h30.
Em Bengala Ocidental, a 6.ª fase das eleições gerais da Índia decorreu dia 25, abrangendo 8 dos 42 círculos eleitorais. O Partido Comunista da Índia (Marxista) denuncia a ocorrência de múltiplas ilegalidades.
Na próxima semana, irá realizar-se o colóquio «O 25 de Abril e a perspectiva cultural europeia: história e literatura na relação com outras artes» na NOVA FCSH e Fundação Saramago.
Meses depois, ainda há trabalhadores da Museus e Monumentos de Portugal que não receberam a devida remuneração por trabalho suplementar e em feriados. Greve convocada pela FNSTFPS/CGTP para o feriado de 30 de Maio.
Estamos perante uma situação inaceitável: alguém que sai de um cargo público para outro cargo público melhor remunerado e recebe uma indemnização graças a um programa que existia «por causa da necessidade de redução da despesa pública».
por Manuel Gouveia
«»
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui
Os trabalhadores dos centros de contacto albicastrenses manifestam há muito o descontentamento com as precárias condições laborais que vivem diariamente, destaca o Sinttav.
«Histórica». Assim foi aferida a jornada de luta que uniu trabalhadores de todos os níveis do ensino, Argentina afora. Os protestos continuam e para este sábado, Dia da Pátria, estão previstos mais em Córdoba.
Mais de 300 mil pessoas participaram no Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais. Destas, 95% defendem que as empresas estatais devem continuar públicas.
Trabalhadores da União das Misericórdias Portuguesas e das Santas Casas de Misericórdia fazem greve, dia 27 de Maio, a exigir antiguidade justa e pagamentos retroactivos devidos.
A edição de 2024 do Seixal World Music, de 31 de Maio a 2 de Junho, promove a tolerância, o conhecimento e a paz entre os povos. Os sons chegam de Itália, Portugal, Cabo Verde, Palestina e Angola.
O II Congresso de História Pública em Portugal, no Museu do Aljube, pretende analisar «a evolução dos usos do passado desde 1974, destacando o que se oculta e desoculta na esfera pública».
O sexto e último encontro dos «Diálogos de Abril – Portugal, Democracia e Liberdade» tem lugar no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, na próxima quarta-feira, dia 29.
Susana Peralta desconfia dos anúncios à volta da gestão e da construção do novo aeroporto. Marques Mendes propõe reestruturar serviços do Estado. Agostinho Costa avisa que a guerra nuclear está mesmo à beira de rebentar. Esta emissão de Os Comentadores, com Paula Cardoso e Pedro Tadeu, falará ainda sobre o julgamento de um polícia acusado de agredir uma mulher negra.
«»
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui
No debate da passada terça-feira, Marta Temido e Sebastião Bugalho simularam divergências no que toca à habitação. A verdade é que numa pesquisa rápida podemos ver que quando foi necessário combater a especulação, PS e PSD ficaram do lado da banca.
Já se sabia porque a AD fez disso campanha, mas hoje passou a ser oficial. O Governo anunciou o «novo IRS Jovem». Mas eis um problema: mais de metade dos jovens ganha menos de 1000 euros por mês e ganharia muito pouco (ou nada) com esta medida.
O líder da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP), Gerónimo López, pediu aos trabalhadores e ao povo do Peru que se mobilizem dia 30 de Maio, em defesa da democracia e dos direitos laborais.
«Os trabalhadores merecem ser respeitados e a população da freguesia de Arroios tem o direito a serviços públicos de qualidade».Para isso, Madalena Natividade tem de cumprir com a sua palavra. Protesto às 13h30, dia 24, na sede da junta.
A empresa arrombou as portas, sequestrou os bens pessoais e mudou as fechaduras de dois dos seus trabalhadores, estrangeiros, num despejo ilegal. CESP/CGTP convoca novo protesto para o dia 20 de Maio, às 16h15.
As propostas do PCP, BE e Livre para assegurar o acesso público livre à Praia da Galé, em Grândola, foram chumbadas pelo PS e a maioria da direita. Fundo imobiliário quer criar megaempreendimento exclusivo para milionários.
Em 2023, foram identificados 2 021 linces na Península Ibérica: «um novo máximo histórico de exemplares recenseados», anuncia o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que duplica os números de 2020.
Apenas dois meses depois de a Armatis despedir dezenas trabalhadores, a empresa já está à procura de quem faça o mesmo trabalho mas com contrato precário e sem nenhum dos direitos, denuncia o Sinttav/CGTP.
A instalação de telhas solares fotovoltaicas nos Paços do Concelho, antigo Palácio dos Condes de Sortelha, é o primeiro passo num projecto que a Câmara Municipal de Évora vai replicar no centro histórico da cidade.
«»
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui
Horas depois de a resistência palestiniana ter anunciado que aceitava um cessar-fogo, forças israelitas lançaram uma operação contra a zona oriental de Rafah e assumiram o controlo da passagem fronteiriça.
O Governo vai reunir pela primeira vez a Concertação Social. Na mira estão alterações à legislação laboral que, se corresponderem ao Programa de Governo, serão desenhadas à medida das vontades do patronato.
Depois de, no final de Abril, a administração da DS Smith Paper em Viana do Castelo ter chamado a polícia para atacar o piquete de greve, os trabalhadores voltam a paralisar de 8 a 11 de Maio, sem medo.
Celebra-se esta terça-feira os 70 anos da histórica batalha de Dien Bien Phu, que bastaria para colocar o General Giap entre os maiores estrategas de sempre. Mas fez muito mais pela libertação do seu país.
Após semanas de imposições forçadas, os organizadores da Flotilha da Liberdade apelam à solidariedade internacional e retomam os trabalhos para levar mantimentos até Gaza.
Dada a recusa da administração do Diário do Minho em responder às exigências que constam no Caderno Reivindicativo, os trabalhadores vão amanhã realizar uma greve e concentrar-se à porta da empresa.
«»
Imagem do Dia
Não consegue ver correctamente este email? Clique aqui