Nem todo o tempo do mundo chegaria para o que hoje se pode encontrar de conteúdos culturais na Internet. Mas, nestes dias de isolamento e para não nos ocuparmos exclusivamente com limpezas e arrumações, ficam aqui alguns pontos de partida.
Arquivos da Vienna State Opera
A Ópera de Viena abriu os seus arquivos de transmissão ao vivo, para que os amantes da música em todo o mundo possam continuar a apreciar ópera e ballet. O site transmite gravações de várias apresentações, diariamente, através da sua plataforma de streaming. O programa seguirá a calendarização original, com algumas excepções, e os espectáculos permanecem disponíveis por 24 horas.
Filmes diferentes todas as semanas na Medeia
A terceira semana de «Quarentena cinéfila» da Medeia Filmes traz-nos Krzysztof Kieslowski, um dos maiores realizadores do século XX, com a oportunidade de (re)ver três obras incontornáveis da sua filmografia: a trilogia das cores.
Aprender Latim com Frederico Lourenço
É verdade que já vai na 14.ª aula... mas todas as outras estão ainda disponíveis para quem quiser começar esta aventura. Frederico Lourenço está a ensinar Latim através da página de Facebook Latim do zero, para quem não tiver nada melhor que fazer e decidir ir à raiz!
Centro de Documentação do Museu do Aljube
Todas as conversas e sessões realizadas no Museu do Aljube estão disponíveis no seu canal de Youtube, para conhecer elementos e figuras marcantes da história contemporânea portuguesa e da luta antifascista.
Ler e reler os clássicos da literatura
Postas as coisas assim, é difícil decidir por onde começar. Mas nada como fazer um plano e ir cumprindo um número de páginas diárias. Como dizia o Umberto Eco, quanto maior for o nosso conhecimento, mais livros por ler teremos nas nossas estantes. Agora, a escolha mais difícil... Começar por literatura portuguesa ou estrangeira?
Edições da Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Também a INCM pretende dar «cumprimento à sua missão de serviço público», preservar e divulgar a memória e o património comuns, antecipando a disponibilização dos seus conteúdos digitais.
Filmes portugueses contemporâneos
Na sua página de Facebook, o projecto À Pala de Walsh divulgou uma lista de filmes portugueses com acesso livre. É uma oportunidade para ficar um especialista em cinema português contemporâneo.
Cinema soviético
A Mosfilm, um dos mais antigos estúdios de cinema da Europa (1920) e produtora dos principais filmes do período soviético, tem disponível dezenas de filmes em regime de acesso gratuito, alguns dos quais com legendas em português. O catálogo, cuja partilha foi iniciada há oito anos, está em actualização, sendo disponibilizados novos títulos todas as semanas.
Visitas virtuais a museus
E que tal um passeio às colecções que estarão fechadas nos próximos tempos? Vamos ao Museu Calouste Gulbenkian ou à Galeria de Arte Urbana? Ou damos um pulo à Cidade do México para visitar o Museu Frida Kahlo?
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui