A Câmara Municipal de Silves (CMS) terminou recentemente a limpeza das linhas de água na Ribeira do Falacho, Ribeira de Enxerim e Ribeira das Águas Belas, na zona florestal atingida pelo mega-incêndio ocorrido a Agosto de 2018 na serra de Monchique.
A intervenção, que se estendeu por 16 quilómetros, decorreu no interior do leito das linhas de água e nas margens, numa faixa de dez metros, destroçando e removendo os restos de arbustos queimados e vegetação viva obstructiva, de forma a permitir o fluxo regular das águas.
Em comunicado, a CMS informa que «a regularização da rede hidrográfica severamente afectada pelo incêndio» representou um investimento de mais de 200 mil euros e foi «financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente» para proceder a «intervenções urgentes e de especial relevância» na região atingida.
O incêndio de grandes dimensões ocorrido em Agosto de 2018 na serra de Monchique, recorda o comunicado do município algarvio, «afectou gravemente os concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira, causando danos e prejuízos consideráveis em habitações, explorações agrícolas, empreendimentos turísticos, estruturas camarárias e em áreas florestais, com cariz de urgência».
Um vídeo, documentando os ecossistemas restaurados pela operação de limpeza, foi também disponibilizado pela CMS.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui