|Silves

Silves recupera zona atingida por incêndios

O município terminou recentemente os trabalhos de limpeza das linhas de água nas zonas afectadas pelo incêndio que deflagrou em zona florestal do concelho, em Agosto de 2018.

Créditos / Câmara Municipal de Silves

A Câmara Municipal de Silves (CMS) terminou recentemente a limpeza das linhas de água na Ribeira do Falacho, Ribeira de Enxerim e Ribeira das Águas Belas, na zona florestal atingida pelo mega-incêndio ocorrido a Agosto de 2018 na serra de Monchique.

A intervenção, que se estendeu por 16 quilómetros, decorreu no interior do leito das linhas de água e nas margens, numa faixa de dez metros, destroçando e removendo os restos de arbustos queimados e vegetação viva obstructiva, de forma a permitir o fluxo regular das águas.

Em comunicado, a CMS informa que «a regularização da rede hidrográfica severamente afectada pelo incêndio» representou um investimento de mais de 200 mil euros e foi «financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente» para proceder a «intervenções urgentes e de especial relevância» na região atingida.


O incêndio de grandes dimensões ocorrido em Agosto de 2018 na serra de Monchique, recorda o comunicado do município algarvio, «afectou gravemente os concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira, causando danos e prejuízos consideráveis em habitações, explorações agrícolas, empreendimentos turísticos, estruturas camarárias e em áreas florestais, com cariz de urgência».

Um vídeo, documentando os ecossistemas restaurados pela operação de limpeza, foi também disponibilizado pela CMS.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui