|Professores

A importância da vacinação no ensino presencial

A Fenprof considera uma «boa notícia» o anúncio de que os professores e restantes trabalhadores das escolas passam a estar incluídos na primeira fase de vacinação para a Covid-19.

CréditosJosé Coelho / Lusa

Lembrando que apresentou esta proposta ao Ministério da Educação ainda em Janeiro, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof/CGTP-IN) considera que esta é uma medida muito importante mas que «não pode ser única».

Não se destinando apenas a proteger «um grupo que, na sua actividade, interage com um elevadíssimo número de pessoas», a vacinação nas escolas contribui igualmente para que o ensino presencial seja retomado de forma mais segura e permanente, afirma a estrutura sindical em comunicado.

«O pior que poderia acontecer seria regressar, pela terceira vez, ao ensino a distância, pois já ninguém duvida que os meios telemáticos não são humanizáveis, que os défices de aprendizagem se agravam e que as desigualdades entre alunos se tornam ainda mais profundas», pode ler-se na nota.

A Fenprof reitera, por outro lado, várias outras medidas que apresentou, como a testagem frequente, o reforço de medidas de segurança sanitária como o distanciamento físico, e a contratação de mais assistentes operacionais para garantir melhores condições para a limpeza e desinfecção.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui