«Quando a aparência se sobrepõe à realidade em si, torna-se essencial reflectir sobre temas que existem desde o início da nossa espécie e que contribuem para a sua evolução. Garantir, que nos dias de hoje, se consiga ver para além do "aparente caos" exige coragem por parte da sociedade, mas facilita a aceitação da diversidade», lê-se na sinopse do filme realizado por alunos do 5.º e 6.º anos, da EB 2,3 São João de Deus de Montemor-o-Novo, no ano lectivo 2021/22.
Com música de Hermeto Pascoal e desenho de som e pós-produção de Rodolfo Pimenta, O Aparente Caos da Diversidade foi seleccionado na Competição Nacional da 47.ª edição do Cinanima — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que terá lugar de 13 a 19 de Novembro, para o prémio Jovem Cineasta. O filme animado continua, entretanto, em itinerância pelo mundo, marcando presença em 20 festivais e contando já com o prémio de Finalist Award – Best Super Short no Student World Impact Film.
O Cinanima é o mais antigo festival de cinema de Portugal e o terceiro de animação mais antigo do mundo, cujo vencedor é elegível ao Óscar da Melhor Curta-metragem de animação.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui