|feriado de Carnaval

Só os patrões disseram estar contra

PS, PSD e CDS-PP voltam a chumbar Carnaval como feriado oficial

As iniciativas do PEV e do PAN foram chumbadas com os votos contra das três bancadas parlamentares, que querem manter a terça-feira de Carnaval de fora do calendário dos feriados, em confronto com práticas culturais profundamente enraizadas.

Carnaval de Torres Vedras, 2012.
CréditosDário Cruz

Este é um tema que surge recorrentemente na Assembleia da República: deve ou não a terça-feira de Carnaval ser feriado oficial? A verdade é que em grande parte do País e em muitos sectores este dia está consagrado em convenções colectivas de trabalho ou é, habitualmente, dada tolerância de ponto.

No entanto, o PS, o PSD e o CDS-PP continuam a resistir à consagração do dia como feriado oficial, tendo consumado mais uma vez o chumbo de iniciativas nesse sentido, no Parlamento.

Os diplomas do PEV e do PAN já tinham sido discutidos em Janeiro mas apenas foram votados esta manhã, para que pudessem ser sujeitos a consulta pública. Das dezenas de entidades que enviaram contributos à Assembleia da República, apenas uma se pronunciou contra: a Confederação Empresarial de Portugal – CIP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui