|teatro

Teatro da Cerca de São Bernardo

Coimbra acolhe estreia absoluta de «Ménage à Trois»

A companhia italo-espanhola Enanas de Lanas estreia o espectáculo Ménage à trois, que cruza as linguagens da commedia dell'arte e do teatro de marionetas. É hoje e amanhã, dias 24 e 25 de Janeiro, às 21h30. A não perder.

Ménage à Trois (2018), pela companhia Enanas de lana,
Créditos / Enanas de lana, 2018

A recém-formada companhia italo-espanhola Enanas de Lanas apresentará no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) uma mini-temporada de apenas duas sessões, a 24 e 25 de Janeiro (hoje e amanhã), às 21h30. A estreia absoluta do espectáculo culmina a residência artística que está a realizar no espaço programado pel'A Escola da Noite.

A peça

Ménage à trois cruza as linguagens do teatro de marionetas e da commedia dell'arte e propõe uma reflexão poética «sobre a Morte e a variedade das relações humanas».

«A Morte» é a protagonista da peça, surgindo aqui com «uma dupla natureza»: por um lado, espera as suas vítimas como uma «sombra negra»; por outro, é uma criatura pequena e ingénua, que só está à procura de alguma forma de vida, que sempre acaba por fazer desaparecer. «Por isso – escreve a companhia –, a “nossa” morte sofre de uma solidão imensa: tudo aquilo de que se aproxima é levado pela sua sombra».

Em Ménage à trois, ela entra na casa de um casal de idosos e acaba por ser seduzida pela mulher, Adelita, que tenta a todo o custo evitar a morte do seu velho marido Bruno. O espectáculo fala-nos desse «jogo» a três e da forma como a Morte quase se esquece do trabalho que tinha a fazer.

As Enanas de lanas

A companhia Enanas de lanas («Anãs de lã») nasceu em Junho de 2017, graças ao encontro entre Daniele La Torre, músico e maestro, Paola Maria Cacace e Angela Dionisia Severino, actrizes e performers com formação em commedia dell'arte, e Pilar Pignalosa, cenógrafa, construtora e manipuladora de fantoches. Concebem a arte como «artesanato», ou seja, como a construção de algo que antes não existia a partir de um material, de uma voz, de um tecido ou de uma música.

Estreiam-se internacionalmente em Coimbra com este Ménage à trois – primeira, espera-se, de muitas outras produções artísticas.

Como assistir

Hoje, quarta-feira, dia 24, os bilhetes custam 10 Euros, com os descontos de 40% habitualmente praticados no TCSB para estudantes, jovens e maiores de 65 anos. Amanhã, quinta-feira, dia 25, no âmbito da iniciativa «Quintas no Teatro», é praticado o preço único de 5 Euros.

É possível comprar antecipadamente os bilhetes ou reservá-los pelos telefones 239 718 238 / 966 302 488 ou pelo e-mail [email protected]. Não perca.

 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui