As vagas para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior têm, este ano, um ligeiro aumento em relação a 2015. São mais 133 lugares, passando o total para 50 688. Também nos concursos locais, organizados pelas próprias instituições, destinados a colocar candidatos nos cursos superiores artísticos, como música, teatro, dança e cinema, acrescem 44 vagas, passando para 660.
O concurso nacional arranca amanhã, quinta-feira, e termina a 10 de Agosto. As candidaturas são entregues na página da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) e os resultados serão divulgados a 12 de Setembro na mesma plataforma informática. Os estudantes que não conseguirem colocação nesta primeira fase têm ainda mais duas fases de candidatura.
Os dados divulgados pela DGES apontam para uma inversão da tendência dos últimos quatro anos, em que se registaram sucessivas quebras na oferta de vagas. Também o número de cursos passa para os 1060, mais 12 que em 2015.
A distribuição entre o Ensino Superior Universitário e o Ensino Superior Politécnico mantém-se, e a área com um maior crescimento é a de Serviços Pessoais, com mais 209 lugares. Saúde, Engenharia, Ciências Sociais e de Comportamento, Ciências da Vida, Artes e Matemática e Estatística são outros dos exemplos de reforço de vagas em relação a 2015.
Já na área de Arquitectura e Construção regista-se uma quebra de 101 vagas, essencialmente nos cursos de Engenharia Civil. Ciências Empresariais, Direito, Ciências Físicas, Informática e Indústrias Transformadoras também perdem vagas este ano.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui