|livros

João Pedro Mésseder na Feira do Livro de Gotemburgo

O maior evento cultural da península escandinava tem lugar entre 27 e 30 de Setembro. João Pedro Mésseder, o escritor português convidado, também estará na Feira do Livro Infantil Português na Suécia.

Imagem da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia
Créditos

João Pedro Mésseder é o escritor português convidado pela Feira do Livro de Gotemburgo, o maior evento cultural da península escandinava. O evento ocorre entre 27 e 30 de Setembro, na segunda maior cidade do país.

Na Feira do Livro, em Gotemburgo...

O escritor participará no seminário «Fragmentos e minimalismo na poesia europeia contemporânea» (29 de Setembro), com os poetas Anna Hallberg (Suécia) e Michael Stavarič (República Checa/Áustria). O evento terá a moderação do escritor e editor sueco Jonas Ellerström e integra a programação oficial do festival.

Entretanto, a 28 de Setembro já terá realizado uma apresentação literária no stand da EUNIC – uma plataforma para a cooperação entre 18 institutos culturais europeus estabelecidos em território sueco e que promovem projectos e iniciativas multiculturais, em cooperação com entidades públicas e privadas suecas – e participará numa conversa com a a ilustradora brasileira Graça Lima, no Espaço do Brasil, em organização conjunta da Embaixada do Brasil na Suécia e do Instituto Camões.

Ainda no contexto da Feira do Livro, João Pedro Mésseder terá um encontro com a comunidade de expressão portuguesa, numa biblioteca de Gotemburgo.

...e na Feira do Livro Infantil em Português na Suécia

Juntamente com outros convidados, João Pedro Mésseder participará depois na III Feira do Livro Infantil em Português na Suécia (FLIS), numa missão que conta com o apoio do Camões Instituto da Cooperação e da Língua e das estruturas de ensino do Português em Estocolmo.

A 30 de Setembro, na FLIS, e a 1 e 2 de Outubro, em escolas dos subúrbios da capital (Botkyrka e Södertälje), Mésseder animará workshops para crianças sobre escrita de haicais e sessões de leitura oral de contos e poesia para as famílias.

Tanto em Gotemburgo como em Estocolmo, estão previstas apresentações e conversas em torno de livros do autor, como Clube Mediterrâneo – doze fotogramas e uma devoração (2016), ilustrado por Ana Biscaia e com design de Joana Monteiro, centrado na tragédia dos migrantes e refugiados do Mediterrâneo; e Que Luz Estarias a Ler? (2014), ilustrado por Ana Biscaia.


Este último alude à morte de cinco centenas de crianças em Gaza (vítimas dos ataques israelitas em Julho de 2014) mas realça também a importância dos livros, da memória e da amizade. Nessas sessões, que incluirão leituras, está prevista a presença da ilustradora Ana Biscaia, que igualmente participará na FLIS, em Estocolmo.

A Feira do Livro Infantil na Suécia tem como principal objetivo promover a leitura em português junto das comunidades lusófonas aí residentes. Iniciada em 2016, vai agora na sua terceira edição. O projecto é encabeçado por professoras de português e um programador, radicados na Suécia ou aí trabalhando, de momento – Catarina Stichini, Gabriella Teixeira, José Rocha, Telma Rodrigues e Vera Guita – e almeja «a formação de um público leitor e a promoção da literatura infanto-juvenil em língua portuguesa», como se pode ler no sítio do evento.

João Pedro Mésseder

João Pedro Mésseder – nome literário de José António Gomes, professor do Ensino Superior – é um escritor e poeta português que dedica uma significativa parte da sua obra, narrativa e poética, ao público infantil e juvenil, pela qual foi, por diversas vezes, distinguido em Portugal e no estrangeiro.

Entre outros prémios destacamos: o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia (1999), com o livro Fissura; a selecção para a lista White Ravens 2003 da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (2003), com o álbum Timor Lorosa’e: A Ilha do Sol Nascente, ilustrado por André Letria; a nomeação para as Listas de Honra do IBBY-International Board on Books for Young People (2000 e 2006), com Versos com Reversos e Palavra que Voa, respectivamente; o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância (2014), com o Pequeno Livro das Coisas.

Com a ilustradora Ana Biscaia – da qual recentemente noticiámos a presença, no mês de Agosto, no Festival de Banda Desenhada Altcom – tem formado uma exitosa parceria criativa, da qual resultaram, entre outros, os trabalhos este ano em foco na FLIS.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui