19.ª edição do Festival Internacional de Setúbal

Setúbal recebe Festa do Teatro a partir de amanhã

Afirma-se como um «palco aberto ao mundo» e a 19.ª edição decorre a partir desta sexta-feira até 27 de Agosto. Falamos do Festival Internacional de Teatro de Setúbal - Festa do Teatro, programado para vários espaços da cidade sadina.

Pormenor do cartaz da 19.ª edição
Créditos / Festival Internacional de Teatro de Setúbal

Organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova, em parceria com a Escola Secundária Sebastião da Gama e com a Câmara de Setúbal, que assegura o financiamento, o festival conta com uma programação pluridisciplinar.

Teatro, música, dança, curtas-metragens, debates, espectáculos de sala e de rua, dirigidos a todas as faixas etárias, animarão o período de 18 a 27 deste mês. Segundo os organizadores, este festival «é um interlocutor e dinamizador entre os artistas e a comunidade potenciando hábitos de fruição cultural, continuando a apostar na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica, assim como, na divulgação de novas práticas». 

Mas é também um «palco aberto ao mundo das artes performativas». No texto de apresentação, o Teatro Estúdio Fontenova realça que para a secção «Mais Festa» foram recebidas 98 candidaturas de países como Timor, Chile, Espanha, Colômbia, Brasil, Irão, entre outros, numa categoria que se tem revelado «uma referência do Festival, que se torna já pequeno em dias e orçamento para acolher propostas tão aliciantes».

Esta Festa do Teatro inicia-se amanhã, 18 de Agosto, com um apontamento musical protagonizado por Tatiana Cobbett, às 18h, nos Claustros do Convento de Jesus. Pelas 22h, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe a peça Voz dos Pássaros, do poeta persa Farid Ud-Din Attar e encenada por José Maria Dias, numa co-produção do Teatro Estúdio Fontenova com UMCOLETIVO.

Entre os trabalhos internacionais conta-se a presença da companhia espanhola  Mundanal Ruido Teatro, vencedora da secção «Mais Festa» 2016, e que nesta edição se apresenta com Farsa y Licencia de la Reina Castiza. O trabalho será apresentado no dia 20, no Ginásio da Escola Secundária Sebastião da Gama.

A 23 de Agosto será a vez do Circo no Ato, do Brasil, apresentar A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínios, espectáculo programado em colaboração com o TeatroAgosto – Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre do Fundão.

Além dos vários trabalhos nacionais e internacionais, o programa contempla  «Conversas de Teatro», no dia 21, sobre o panorama da dramaturgia portuguesa contemporânea, e exposições.

As entradas para os espectáculos têm um custo de 8 euros por pessoa. Para os estudantes, maiores de 65 e menores de 25 anos, a entrada custa 6 euros. 

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui