Tendo como propósito «diversificar os espaços e descentralizar o evento», estão previstos espectáculos e actividades no Convento de Jesus, na Escola Secundária Sebastião da Gama, na Casa da Cultura, na Praça de Bocage, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, no Mercado da Conceição e no Jardim de Palhais, refere o município setubalense no seu portal.
O evento, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Teatro Estúdio Fontenova, contempla no programa mais de 20 espectáculos de companhias portuguesas e estrangeiras (incluindo quatro estreias), bem como exposições, workshops e concertos.
Duas das estreias entram na Secção Oficial: A Ruiva – uma co-produção do Teatro Estúdio Fontenova com a Companhia João Garcia Miguel, com quatro sessões agendadas para o Fórum Municipal Luísa Todi – e Lista de Esperas, que terá uma apresentação, dia 19, no espaço A Gráfica.
As outras duas estreias entram na Secção Off – Mais Festa – A Concurso: Câncer, da Tela Negra e ASAE da Liberdade, do Teatro Amanhã, que serão apresentadas na Escola Secundária Sebastião da Gama.
A Secção Oficial conta com mais 14 espectáculos, entre os quais A Banda, da companhia OtraDanza, de Barcelona (Catalunha, Espanha), Duas Casas, dos Imaginar do Gigante, de Ovar, Coração de Antígona, dos Lendias d’Encantar, de Beja, Palhinhas, a História de um Espantalho, da companhia Krisálida, de Caminha, e A Metamorfose e Primate… Informe para una Academia, ambos da EscenaFísica, do Chile.
Também integram a Secção Oficial A Noiva do Vento, da Ábrego Producciones, de Oruña de Piélagos (Cantábria, Espanha), Time, do Teatrão, de Coimbra, Livre Acesso e Se der Corda, ambas do Circo no Ato, do Rio de Janeiro (Brasil), Espécies Lázaro, do Teatro Art’Imagem, da Maia, A Maior Flor do Mundo, do Teatro do Noroeste – CDV, de Viana do Castelo, Raposódio, da associação d’Orfeu AC, de Águeda, e Elektra.25, da companhia Atalaya, de Sevilha (Espanha).
A actual edição da Festa do Teatro apresentará encenações «com diversas linguagens e abordagens artísticas, com produções de companhias portuguesas e de Angola, Brasil, Espanha, Chile, Argentina e Itália», que constam das duas secções do evento, «Oficial» e «Off – Mais Festa» – esta última com cerca de uma dezena de projectos, que se apresentam a concurso e também fora da competição, explica-se no portal.
Além das peças de teatro, o certame – cuja programação se encontra acessível na página oficial do evento, bem como informações sobre bilheteira –, integrará ainda concertos, três exposições, workshops, sessões de cinema e conversas sobre diversos assuntos teatrais.
O primeiro espectáculo do festival é um concerto da música portuguesa Chica (dia 17, às 18h), nos Claustros do Convento de Jesus. Já o concerto de encerramento (dia 26, às 23h30), no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama, estará a cargo da banda Curcumbia, residente em Portugal e com membros de Argentina, Brasil, Chile, Itália e Portugal.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui