|Fundação José Saramago

Visitar as muitas rotas de Saramago

Em 2025, haverá cinco oportunidades de traçar os caminhos do escritor em roteiros por Portugal e Espanha, por iniciativa da Fundação José Saramago. A primeira acontece já na próxima semana.

Em vez de se visitar a fundação, porque não vai ela (e contigo) visitar as rotas, os roteiros e os percursos literários de José Saramago? São cinco experiências participativas, com diferentes abordagens e a diferentes distâncias de Lisboa, espalhadas por todo o ano.

Rota «De Saramago a Lorca»

De 25 a 30 de Março, ocorrerá a segunda edição da Rota «De Saramago a Lorca», que incluirá visitas às cidades de Sevilha, Málaga e Granada. Ao longo de cinco dias, será feita uma imersão nos horizontes tanto de Saramago quanto de outro autor, Federico García Lorca, em diálogo com as paisagens da Andaluzia.

Passeio «O Fascismo deixou suas marcas aqui»

No dia 26 de Abril, a Fundação José Saramago vai organizar o passeio «O Fascismo deixou suas marcas aqui» pela cidade de Lisboa. Com base nas reflexões de José Saramago sobre as prisões e em diversos outros relatos, o itinerário passará pelos locais simbólicos da repressão fascista na cidade, culminando com uma visita ao Museu da Resistência, em Peniche.

Rota «De Lisboa a Azinhaga»

No dia 21 de Junho, o passeio será até à Azinhaga, terra natal do escritor. A rota parte de Lisboa e terá o apoio da delegação da fundação na aldeia goleganense. A delegação em Azinhaga conta com um espaço multidisciplinar, um núcleo mais íntimo sobre a família Saramago e exposições temporárias de temas diversos relacionados com o trabalho do autor.

Rota «De Saramago a Miguel Hernández»

Já em Outubro, entre os dias 16 e 19, a rota literária «Resistência e Memória – José Saramago e Miguel Hernández» fará um percurso mais longo. Durante quatro dias, os participantes passearão pelas obras dos dois escritores e os seus compromissos com a liberdade, com a resistência anti-fascista e as suas histórias. O ano passado, a programação da rota andou por Beja, Baleizão, Ficalho, Rosal de La Frontera, Barrancos, Oliva de La Frontera, Villanueva del Fresno e Moura

Rota Literária «Entre Casas»

Na semana do dia 30 de Novembro a 7 de Dezembro, os participantes poderão explorar dois ambientes distintos na rota «Entre Casas». O percurso irá da Casa dos Bicos, sede lisboeta da fundação, até a casa/biblioteca de Saramago em Lanzarote, nas Canárias. Na ilha, a programação também contará com uma visita à Casa Campesino – Museu, o vulcão El Cuervo, a Fundação César Manrique, os Jameos del Agua, o Mirador del Río, a Praia Famara, o Parque Timanfaya, El Golfo, a região de La Geria, as Salinas, a Praia Papagaio, a Montanha Branca, Arrecife, a Praia Honda, Teguisse e o Museu Lagomar.

A participação nas rotas, percursos e passeios, poderá ser marcada através de um contacto com a Fundação José Saramago, via email.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui