As autoridades locais revelaram que o Centro de Coordenação Russo na Síria – secção responsável por Damasco e Região Sul do país – entregaram ajuda médica ao hospital da cidade de Busra al-Sham e ajuda alimentar à localidade de Sammad, na província de Daraa, junto à fronteira com a Jordânia.
O director da unidade hospitalar, Fadel Abdel Hadi, destacou a importância da entrega, na medida em que ajuda o hospital a satisfazer as necessidades diárias dos pacientes, a atendê-los e a realizar operações cirúrgicas.
Em declarações à Sana, referiu ainda o facto de recentemente terem sido recebidos «vários lotes de ajuda dos amigos russos».
Por seu lado, o presidente do Município de Sammad, Ibrahim al-Sammadi, agradeceu a ajuda oferecida pelo governo do país euro-asiático às famílias mais vulneráveis, tendo explicado que a iniciativa inclui abastecimentos como arroz, farinha, açúcar, azeite, chá e comida enlatada.
O subdirector do Centro russo, general Ilig Iginsayuk, disse à Sana que a delegação estudou previamente as necessidades na região e, depois disso, decidiu proceder à entrega de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, soros e equipamentos que ajudam na mobilidade dos feridos e deficientes.
Também fez questão de destacar a «profundidade das relações» que ligam os povos sírio e russo.
A entrega destes lotes de ajuda no Sudoeste do país árabe segue-se à que foi realizada, na semana passada, na província de Latakia.
Na quinta-feira, o Centro de Coordenação, com sede na base de Hmeimim, entregou sete toneladas e meia de medicamentos e equipamentos médicos ao Departamento de Saúde da província costeira.
Samer Ahmed, subdirector do departamento, explicou que a ajuda permite dar continuidade ao trabalho nos hospitais da região e que este lote se integra na ajuda que o Ministério russo da Saúde tem vindo a proporcionar às autoridades de saúde na Síria, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
Os civis beneficiados pela iniciativa expressaram gratidão, já que estes lotes os ajudam a enfrentar e superar as dificuldades geradas pelas sanções impostas ao país por EUA e aliados.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui