A assinatura está marcada para as 14h30, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures. A autarquia afirma num comunicado que esta transferência de meios financeiros para as juntas de freguesia corresponde a um «aumento de mais de 38% em relação a 2017». O objectivo, acrescenta, é reforçar os meios técnicos e humanos, a par da melhoria do serviço prestado à população do concelho de Loures.
«Segundo o acordo de delegação de competências, as juntas de freguesia ficam responsáveis pela higiene e limpeza urbana, a manutenção de espaços verdes, a conservação de sinalização vertical e horizontal, a manutenção e conservação de caminhos, arruamentos e passeios e a manutenção de parques infantis recintos desportivos e mobiliário urbano», lê-se no texto.
A par destas, as freguesias assumem a gestão de recintos desportivos municipais, ao mesmo tempo que asseguram «pequenas reparações nos jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico».
Prevista está também a responsabilização destas autarquias pela limpeza e controlo da vegetação em terrenos municipais e em áreas de cedência de domínio público. «Para um melhor exercício das competências delegadas às freguesias, o Município de Loures transferirá uma verba para a contratação ou aquisição de meios mecânicos de lavagem e limpeza urbana», conclui.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui