A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines, manifestando profunda preocupação com o crescente aumento das taxas e comissões bancárias em Portugal, decidiu organizar hoje um debate sobre o sector bancário intitulado «Abril é avanço, é mais e melhores serviços públicos».
Para a estrutura dos utentes, as taxas e comissões atingem neste momento valores alarmantes e desproporcionais em comparação com o resto da Europa, sendo que segundo dados recentes, os bancos em Portugal estão a cobrar as taxas mais elevadas da Europa, totalizando mais de 7 milhões de euros diários em operações bancárias.
Esta situação é particularmente grave para os utentes que contraíram empréstimos, sendo-lhes aplicadas as mais altas taxas de juro da União Europeia pelos respectivos bancos.
Na avaliação dos organizadores do debate, enquanto os lucros da banca em Portugal continuam a atingir patamares históricos, exemplificado pelo caso da Caixa Geral de Depósitos que registou um lucro superior a 1000 milhões de euros em 2023, assiste-se simultaneamente a uma diminuição do número de trabalhadores e ao encerramento de balcões em todo o país. Uma contradição difícil de entender.
Deste modo, num momento em que se assinalam os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines promove hoje um evento, às 15 horas, no Centro de Artes de Sines. O debate será realizado é aberto à população e conta com a participação de Miguel Tiago, ex-deputado do PCP e autor de diversas obras sobre o tema em questão.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui