|Banca

Bankinter lucra 22,9 milhões com operação em Portugal

O grupo espanhol Bankinter fechou 2017 com um lucro de 495,2 milhões de euros, mais 1% do que no ano anterior, com a operação em Portugal a contribuir com 22,9 milhões de euros.

CréditosDiego Perez Cabeza / EPA

Num comunicado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, o Bankinter, que em 2016 comprou a operação do Barclays em Portugal, obteve um lucro de 495,2 milhões de euros no ano passado, ligeiramente acima (1%) dos resultados líquidos positivos de 490,1 milhões de euros que tinha obtido em 2016.

No primeiro exercício completo em que os seus resultados são consolidados no grupo, o Bankinter Portugal contribuiu, em termos líquidos, com 22,9 milhões de euros para o lucro do grupo.

O Bankinter tem como principal accionista Jaime Botín, irmão do ex-presidente do Santander Emilio Botín. Recentemente, o primeiro foi condenado por vários crimes de fraude fiscal e é ainda acusado de tráfico de uma obra de Picasso.

A instituição é um dos bancos de média dimensão em Espanha, tendo um conjunto de activos, no final de 2015 (antes da compra da rede do Barclays em Portugal), semelhante aos do Novo Banco, tendo-se aproximado do nível do BCP nos últimos dois anos.


Com Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui