|desporto

Diogo Ribeiro conquista primeira medalha portuguesa em Mundiais de Natação

A medalha de prata alcançada nos 50 metros mariposa do Campeonato do Mundo de Fukuoka, no Japão, é um marco histórico na modalidade. Com um tempo de 22.80s, o atleta de 18 anos estabeleceu um novo recorde nacional.

CréditosFranck Robichon / EPA

O nadador português Diogo Ribeiro, de 18 anos, conquistou, na manhã de hoje, a medalha de prata nos 50 metros mariposa do Campeonato do Mundo de Fukuoka, no Japão, assegurando a primeira medalha para Portugal em Mundiais desta modalidade.

O feito histórico do jovem, que era já recordista mundial júnior na distância, foi conseguido com um tempo de 22,80 segundos, novo recorde nacional, apenas atrás do italiano Thomas Ceccon (com 22.68s) e ligeiramente à frente do francês Maxime Grousset (22.82s).

O atleta do Benfica, que está a fazer a sua estreia em Mundiais sénior, inaugura as suas prestações com um feito histórico (a primeira medalha de Portugal), superando o quinto lugar de Alexandre Yokochi, nos 200 metros bruços em Madrid 1986, e a prestação de Ana Barros, oitava nos 50 metros costas em Perth 1991.

Esta é a segunda medalha de Diogo Ribeiro em competições seniores, depois de ter ficado em terceiro lugar nos 50 metros mariposa nos Europeus de 2022 disputados em Roma..

O nadador João Costa também estabeleceu um novo recorde nacional (53.71 segundos) nos 100 metros costas, garantindo a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Diogo Ribeiro (nos 50 metros livres, 100 metros livres e 50 metros mariposa), Camila Rebelo (nos 200 metros costas) e Miguel Nascimento (nos 50 metros livres) já tinham assegurado a sua presença na competição.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui