Em nota enviada à imprensa, a Coligação Democrática Unitária (CDU) informa que vai transmitir, nas suas páginas nas redes sociais, uma entrevista ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, conduzida pela jornalista Catarina Pires, hoje, a partir das 21h.
Os comunistas e ecologistas criticam o que consideram ser uma decisão dos três canais de televisão generalistas, que negam a igualdade de condições às várias forças políticas, «optando por alimentar uma bipolarização artificial entre PS e PSD».
A emissão será transmitida em simultâneo ao debate entre António Costa (PS) e Rui Rio (PSD), promovido pela RTP, SIC e TVI. Considerando que «a realização de eleições em liberdade exige igualdade entre as forças políticas e que se criem condições para que estas possam expressar as suas propostas», a CDU denuncia o modelo que as três estações de televisão decidiram promover, uma vez que «fere princípios básicos de igualdade e consagra um tratamento discriminatório das diversas forças políticas em presença».
À excepção do PCP e do PEV, os restantes partidos estiveram de acordo com o modelo proposto pelas televisões.
A entrevista a Jerónimo de Sousa, por sua vez, pretende «dar voz à alternativa que a CDU apresenta ao País», dando oportunidade aos espectadores de fazer chegar as suas perguntas através do hashtag #PerguntaJerónimo ou directamente por e-mail.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui