Nesse sentido, os Verdes reuniram com os peticionários que se «opõem ao alargamento do IC20 para 4 faixas de cada lado e solidarizaram-se com a causa», tendo vários dos seus dirigentes e militantes assinado a «Petição contra o alargamento do IC20», a qual foi lançada no final de Setembro e conta já com muilhares de assinaturas.
Os Verdes, para além de considerarem que este projecto de alargamento do IC20 «resulta de um contrato já ultrapassado, que há muito deveria ter sido renegociado e adaptado entre o Estado e a concessionária», sublinham que se trata de «um projecto absolutamente incompatível com o combate às alterações climáticas».
O PEV chama também a atenção para a necessidade de uma rede de transportes intermodal eficaz e sustentável ter em conta «a minimização da distância percorrida e as respetivas emissões, ter o foco na redução do trânsito, e consequentemente, da poluição sonora e do ar, na redução da despesa das famílias com transportes públicos colectivos e nas infraestruturas associadas».
Os Verdes consideram ainda que o combate às alterações climáticas se faz, nomeadamente, com incentivos à utilização do transporte público e o reforço da sua oferta com a diminuição do tráfego e, por isso, propõem: o prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete; o aumento da oferta de comboios suburbanos, questão face à qual Os Verdes têm defendido a integração da Fertagus na CP e a melhoria de serviço dos autocarros da Carris Metropolitana.
O IC20 é uma via rápida que liga Almada à Costa da Caparica. É também a principal ligação da Costa da Caparica e da Trafaria à A2, que leva a Lisboa e a Setúbal. Actualmente apresenta três faixas de rodagem no troço Almada-Funchalinho e duas no troço Funchalinho-Costa da Caparica.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui