|Saara Ocidental

Refugiados saarauís não são esquecidos em Argel

A Embaixada da África do Sul na Argélia entregou à sua homóloga saarauí uma doação com material destinado à escola primária «Vítimas do Soweto», localizada nos campos de refugiados.

Escola «Vítimas do Soweto», nos campos de refugiados, vai receber apoio de vários países Créditos / Plataforma Cascais

O material doado à embaixada do Saara Ocidental na capital argelina foi reunido por vários países como forma de apoio ao povo saarauí, refere a agência Algérie Presse Service (APS).

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o encarregado de negócios da África do Sul em Argel, Sello Patrick Rankhumise, explicou que a ajuda consistia em material escolar, reunido no quadro do projecto de solidariedade dos povos com o Saara Ocidental e que seguiria para a Embaixada saarauí, devendo ser distribuído na próxima semana.

Rankhumise destacou que, com as visitas de trabalho regulares aos campos de refugiados saarauís, a embaixada do seu país percebeu a necessidade de apoiar o ensino das crianças saarauís e que isso motivou o lançamento deste projecto, cuja primeira edição teve lugar em Junho de 2021.

Esta segunda edição, disse, contou com o apoio de várias embaixadas em Argel, nomeadamente da Namíbia, do Quénia, do Zimbabwe, da Tanzânia e do Vietname, bem como de outras entidades e instituições argelinas, como o comité argelino de solidariedade com o povo saarauí.

Cerimónia na Embaixada da África do Sul em Argel / SPS

Garantir às crianças saarauís todos os meios necessários ao ensino de qualidade

O diplomata sul-africano, refere a APS, reafirmou o apoio e a solidariedade constantes do seu país ao povo saarauí, sublinhando o imperativo de garantir todos os meios necessários a um ensino de qualidade às crianças do Saara Ocidental.

Por seu lado, a embaixadora da Namíbia em Argel, Panduleni-Kaino Shigenge, chamou a atenção para o direito das crianças saarauís à educação, destacando que uma das decisões mais importantes tomadas pelo seu país no que respeita ao Saara Ocidental é a de continuar a apoiar as crianças e contribuir para os assuntos escolares, para que possam adquirir conhecimentos.

A diplomata reafirmou a posição firme de solidariedade da Namíbia com a causa saarauí e o direito do seu povo à autodeterminação, frisando que não está em causa apenas um país mas todo o continente africano.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui